Volkswagen Polo voltará a ser feito no ABC para abrir espaço a novo SUV


A Volkswagen vai iniciar a produção do projeto A0 SUV ou VW246 no começo de 2025 em Taubaté (SP). A montagem das primeiras unidades pré-série do novo SUV de entrada da marca deve se iniciar em janeiro, na chamada fase de ramp-up (aumento progressivo da escala). Já o chamado SOP (início da produção em série) está previsto para o segundo trimestre. Isso implicará em um retorno de parte da linha do hatch Polo para São Bernardo do Campo (SP).

Autoesporte apurou que, até o início de 2025, a Volkswagen deve migrar toda ou parte da produção do Polo Track para o ABC Paulista. Trata-se da configuração de entrada (e mais vendida) do hatch compacto. Atualmente, a planta da Anchieta, a mais antiga da marca alemã em operação no Brasil, vem montando apenas o Polo GTS, versão esportiva e mais nichada do modelo.

Com a mudança, São Bernardo ficará responsável por produzir Saveiro, Polo Track, Polo GTS e parte da linha do Virtus. As demais versões do Polo (MPI e TSI), dotadas do facelift de meia vida aplicado em 2023, devem continuar a ser feitas em Taubaté, junto com o projeto A0 SUV.

A decisão, inclusive, ajuda a explicar por que a Volkswagen migrou parte da linha do sedã para São José dos Pinhais (PR), junto do SUV T-Cross. Lá, serão produzidos os dois modelos de entre-eixos mais longo da plataforma MQB A0, até a chegada de uma nova picape intermediária, conhecida como projeto Udara ou VW247, em meados de 2026.

O próximo grande lançamento da Volkswagen será o projeto VW246 (ou A0 SUV), novo SUV de entrada da marca que chega no segundo trimestre de 2025 e ficará abaixo de Nivus e T-Cross. Será concorrente direto de Fiat Pulse, Renault Kardian e do futuro SUV do Chevrolet Onix.

Um protótipo recentemente flagrado por Autoesporte nos ajudou a criar as primeiras projeções mais fidedignas do modelo, ainda sem nome definido. E ele será um bocado diferente de outros Volkswagen nacionais da plataforma MQB A0. A começar pelos elementos aparentes, como retrovisores mais arredondados que os de Polo e Nivus.

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A linha de cintura ascendente, os vincos bem demarcados nas laterais e para-lamas pronunciados na traseira aproximam o SUV inédito de modelos europeus, como o novo Tiguan e o T-Roc. A estrutura das portas laterais virá de outro carro do grupo, o Skoda Fabia, hatch vendido na Europa que compartilha a base e diversos elementos com o Polo.

Do Skoda Fabia, o A0 SUV também herdará o painel. Os faróis serão os mesmos do novo Nivus, mas com um arranjo interno diferente e uma discreta máscara escurecida. Suas dimensões, aliás, serão ligeiramente menores que as do SUV cupê: cerca de 4,13 metros de comprimento, perto de 1,75 m de largura e 2,57 m de entre-eixos.

Inicialmente, o SUV compacto terá apenas o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações. Na mais mansa, serão até 116 cv de potência e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. É o mesmo trem de força do Polo. Já a 200 TSI, do Nivus, tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com caixa automática de seis marchas.

Ainda sem nome oficial, o projeto A0 SUV ou VW246 teve seis opções apresentadas a potenciais clientes em uma clínica: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, só Tera, Therion e Hera estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Ressuscitar o nome Gol não é uma opção, conforme apontado pelo próprio presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, ao podcast CBN Autoesporte. O lançamento do novo SUV de entrada da Volkswagen será no primeiro semestre de 2025. Os preços ficará na faixa entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.

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Fonte: direitonews

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