Volkswagen Polo: os problemas e defeitos mais comuns do hatch compacto


O carro de passeio mais vendido do Brasil no ano passado foi o Volkswagen Polo, atrás somente do utilitário Fiat Strada. O sucesso se deve muito às vendas diretas, mas a boa dirigibilidade, a confiança na marca e o visual mais esportivo também atrai muito consumidor final.

O Polo é vendido nas versões mais baratas com o motor 1.0 12V de três cilindros, naturalmente aspirado. São 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, sendo 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. Ele é acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Nas mais caras vai o 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, mas com turbo e injeção direta de combustível. Ele rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv de potência com etanol e 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas.

Isso sem falar no esportivo GTS com seu 1.4 turbo de até 150 cv, mas que está na reta final do seu ciclo de vida para dar espaço ao Nivus GTS com este mesmo motor. Esses atributos, no entanto, não afastam o Polo de reclamações. E o que parece uma simples mensagem de erro no painel tem trazido consequências que irritam seus proprietários:

Muitos proprietários de Volkswagen Polo reclamam de uma mensagem de erro que aparece com frequência no painel, segundo os clientes da marca que procuraram o Reclame Aqui. A mensagem “Safe CP” se refere a falha de segurança de proteção de componentes.

Com ela, algumas funções ficam inoperantes, segundo os donos. “Todas as luzes de alerta do painel ficam acesas, o painel fica piscando sem parar, a luz interna da cabine não acende, os vidros não sobem ao ativar o alarme e não aparecem mais as informações do veículo [no computador de bordo]: média de consumo, autonomia, quilometragem, etc”, escreveu um deles, que conta que foi cobrado em R$ 420 para resolver.

Outro cliente conta que teve esse problema resolvido em maio do ano passado, mas a falha voltou em dezembro. Ao procurar a concessionária, foi cobrado em R$ 460, pois o carro já estava fora da garantia. Ele alega que o problema é crônico para pedir o reparo.

Procurada, a Volkswagen disse que a mensagem não oferece risco aos proprietários. Segue abaixo a nota da montadora

Relatos:

Como em outros modelos da Volkswagen, o Polo teve um delay no acelerador para ajudar a reduzir as emissões de poluentes. Mas isso tem irritado muitos proprietários. “Desde que adquiri este carro, tenho informado a concessionária, que o tempo de resposta do carro, em uma aceleração está muito alto”, disse um dono de Polo 2024.

Em outubro do ano passado, a Autoesporte foi ouvir a Volkswagen sobre esse delay no Nivus. Em nota, a marca admitiu o atraso e disse que “o sistema de aceleração do veículo foi calibrado para atender às necessidades exigidas pelos programas”, se referindo ao Proconve e ao Rota 2030. O mesmo vale para o Polo, segundo nota da empresa.

Relatos:

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores OAB critica projeto de lei que autoriza cartórios a cobrarem dívidas
Próxima Diretora de Creche em Osasco é Presa por Agredir Criança de Dois Anos