Se por aqui a Volkswagen ainda vai trazer seu primeiro carro elétrico, o ID.4, os planos da fabricante para modelos movidos a eletricidade no exterior estão a mil e poderão envolver até um hiperesportivo. Isso graças à futura plataforma dedicada veículos elétricos, que promete criar modelos que possam ser totalmente recarregados em apenas 12 minutos.
Quem deu as pistas foi o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, durante evento para acionistas realizado na última semana. O executivo disse que a plataforma SSP será lançada daqui a três anos, em 2026. Um dos modelos que deve estrear a arquitetura modular, inclusive, será um SUV de alto desempenho que ficará posicionado acima do Porsche Cayenne.
Mas essa plataforma não servirá de base somente para carros de alto luxo, mas será praticamente universal dentro do Grupo e poderá ser usada desde modelos compactos de entrada até veículos de mais de 1.700 cv, segundo o executivo.
Ponto crucial para a popularização dos carros elétricos, o tempo de carregamento também deve cair em veículos com a SSP. Segundo Blume, os veículos com a nova arquitetura vão carregar de 10% a 80% em apenas 12 minutos. Como comparação, os modelos produzidos na plataforma MEB — toda a família ID, por exemplo — levam cerca de 35 minutos para que a bateria carregue chegue aos 80% em fontes de carregamento rápido.
Isso deve ocorrer porque a plataforma SSP permitirá a instalação de baterias compostas por outros produtos químicos além de lítio, ferro e fosfato. Por usarem novos componentes, será possível diminuir substancialmente o tempo de recarga.
Outro ponto importante da nova arquitetura é o nível de automação de veículos. O CEO afirmou que os carros nela produzidos — principalmente os mais caros e tecnológicos — terão o nível 4 de autonomia, que permite que os veículos sejam quase totalmente autônomos e não requeiram intervenção humana em caso de falha.
Assim como já ocorre na Toyota com as plataformas TNGA e sua versão simplificada DNGA, e também na própria Volkswagen com a MQB e a MQB-A0, a SSP também terá suas derivações baseadas no nível de tecnologia e de luxo dos veículos. A Skoda, marca de veículos populares dentro do Grupo Volkswagen, por exemplo, usará uma versão simplificada e menor da plataforma. Já a Porsche terá uma configuração exclusiva para modelos esportivos, chamada de SSP-Sport.
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Fonte: direitonews