Volkswagen Nivus: os problemas e defeitos mais comuns do SUV cupê


O Volkswagen Nivus 2025 foi lançado no Brasil em junho de 2020 para ficar posicionado abaixo do T-Cross na gama de SUVs da marca alemã no país, que também conta com os modelos médios Taos e Tiguan. Para se diferenciar dos “irmãos” maiores, o Nivus aposta no visual inspirado em cupês, popularizado entre os crossovers nos últimos anos, como um dos seus atrativos entre o público jovem. Mas, hoje Autoesporte mostra os problemas e defeitos mais comuns do modelo.

O Nivus é construído sobre a plataforma MQB-A0, compartilhada com Polo e T-Cross. Tanto que utiliza algumas peças da carroceria do hatch, como o para-brisa, as portas e a chapa do teto. O SUV cupê ostenta os mesmos 2,57 metros de distância entre-eixos do Polo, mas os 20 centímetros extras no comprimento (4,27 m), proporcionados pela traseira alongada com o caimento do teto, ampliaram o espaço do porta-malas em 115 litros, totalizando em 415 litros de capacidade.

Atualmente, o Nivus é comercializado nas versões Sense (destinada ao público PCD), Comfortline e Highline, diferenciadas por alguns detalhes estéticos e níveis de equipamentos. Todas saem de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, frenagem automática de emergência, freios a disco nas quatro rodas, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, volante multifuncional com paddle shifters, sensor de estacionamento traseiro, lanternas em LED, rodas de liga leve de 16″, entre outros itens.

A Comfortline acrescenta câmera de ré, carregador de celular por indução, faróis em LED, grade frontal cromada, central multimídia VW Play de 10″

Por fim, na Highline são adicionados ar digital, faróis de neblina em LED, chave presencial, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de fadiga do motorista, painel digital Active Info de 10″, rodas aro 17″, sensor de estacionamento dianteiro, bancos e portas revestidos de material imitação de couro, racks de teto com acabamento prateado, tapetes em carpete.

As três versões são movidas pela motorização 200 TSI 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que gera até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre associada ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

A combinação do estilo mais esportivo com bom nível de equipamentos e tecnologias de auxílio à condução (especificamente na versão Highline), além do desempenho e consumo satisfatórios do motor turbo, foi essencial para o Nivus cair no gosto do consumidor. Desde o seu lançamento, o SUV cupê figura entre os modelos mais vendidos da categoria, a ponto de terminar 2023 na quinta posição do ranking de vendas do segmento com 52.103 emplacamentos, de acordo com a Fenabrave.

Na parcial de janeiro a junho de 2024, o Nivus soma 25.866 unidades vendidas, segundo a entidade que representa os concessionários.

Recentemente, o Volkswagen Nivus esteve envolvido em uma polêmica que também atingiu outros modelos da marca, como o T-Cross. De acordo com relatos de consumidores, o SUV tem sido alvo de ladrões que furtam o módulo do radar do controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O componente, localizado atrás do emblema da Volkswagen posicionado no centro da grade frontal, é facilmente removido pelos criminosos e, posteriormente, vendido na internet por valores bem abaixo dos cobrados pela rede de concessionárias.

Proprietários do Nivus reclamavam que os concessionários cobravam mais de R$ 10 mil pela reposição do módulo, enquanto vendedores ainda anunciam o dispositivo em plataformas de vendas por cerca de R$ 1.300. Para coibir a ação dos ladrões, a Volkswagen reduziu o preço do módulo para R$ 1.440 (redução de mais de 88%).

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Contudo, o módulo do radar do controle de cruzeiro adaptativo não é o único motivo de queixas dos donos do Volkswagen Nivus. No site Reclame Aqui há relatos pontuais sobre defeitos na lanterna traseira, barulhos no acabamento interno, mau funcionamento da buzina e até sobre a demora na entrega de algumas peças de reposição.

No entanto, a central multimídia VW Play é o item que lidera as queixas entre os proprietários do Nivus. Os clientes dizem que o equipamento tem funcionamento lento e até chega a travar durante a operação dos comandos de navegação e telefonia.

A reclamação foi respondida pela Volkswagen no Reclame Aqui, que alega ter feito as correções do veículo na concessionária para sanar o defeito relatado pelo consumidor.

Outra fonte de reclamações é o acabamento do volante, que descasca em carros com pouco tempo de uso. “Comprei um Nivus há exatamente um ano e o volante está descascando, soltando tinta e saindo a cor. Gostaria de acionar a garantia”, relata um cliente de Rondonópolis (MT), que ainda não foi respondido pela Volkswagen.

A cliente Wilma, de São Paulo (SP), conta que comprou um Nivus Highline em setembro de 2023 e, meses depois, começou a apresentar desgaste anormal do volante. A reclamação feita na concessionária em maio deste ano foi respondida pela Volkswagen no Reclame Aqui em 18 de junho.

A fabricante alega que o problema não pode ser coberto pela garantia de fábrica por ter sido provocado por “agentes externos, onde não existe obrigatoriedade da montadora em arcar com os custos. Esclarecemos que nossos concessionários são empresas independentes que possuem liberdade comercial. O valor cobrado é referente a mão de obra da concessionária e peças”.

Embora o Nivus seja equipado com uma motorização sofisticada, dotada de turbo e injeção direta, o problema mecânico mais relatado pelos consumidores tem relação com um componente de menor complexidade técnica, porém, de suma importância em termos de segurança. Vários clientes afirmam que seus carros apresentaram trincas no eixo traseiro.

A Volkswagen responde que “o veículo supracitado encontra-se fora de garantia desde 05/05/2024, onde não existe obrigatoriedade da montadora arcar com os custos. Esclarecemos que nossos concessionários são empresas independentes que possuem liberdade comercial. O valor cobrado é referente a mão de obra da concessionária. Neste caso, para auxílio e sua plena satisfação com a montadora, concedemos uma condição diferenciada”.

Vianna destaca que os relatos de carros que apresentaram trincas no eixo traseiro merecem atenção, uma vez que esse defeito afeta consideravelmente a segurança dos ocupantes do veículo e de terceiros. “A Volkswagen chegou a fazer um recall para a troca do eixo traseiro do T-Cross [mais precisamente em 2019] e acredito que deveria fazer o mesmo com o Nivus. Existe uma probabilidade muito grande de um eixo trincado quebrar durante o uso do veículo. Se isso ocorrer, o motorista poderá perder o controle do carro e até provocar um grave acidente. Esse tipo de falha é preocupante”, avalia.

Consultada pela Autoesporte, a Volkswagen enviou a seguinte nota. Confira a íntegra abaixo:

Sempre que necessário, os clientes recebem atendimento de maneira individualizada por meio de nossos especialistas. Além disso, realizamos interações diárias com nossa Rede de Concessionárias e times internos visando garantir a solução de cada atendimento e satisfação de nossos consumidores”.

A fabricante ressalta que respondeu 99,4% das queixas e resolveu 87,5% dos casos recebidos no Reclame Aqui. De acordo com a Volkswagen, o seu atendimento foi avaliado pelos clientes como “Ótimo” e atingiu a nota média de 8.4/10 nos últimos seis meses.

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Fonte: direitonews

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