Uma das maiores expectativas dos fãs de Volkswagen no Brasil é quanto à tão comentada chegada do Nivus GTS. A versão esportiva do SUV cupê vem sendo aventada há anos para o Brasil e muito se especula sobre sua chegada junto do facelift pelo qual o modelo passará no fim deste ano – inclusive, já revelamos em primeira mão como o produto mudará substancialmente o seu visual dianteiro.
Agora, Autoesporte tem uma boa e uma má notícia a respeito do Nivus GTS. A boa é que o projeto existe e deve, sim, sair do papel. A ruim é que a chegada não acontecerá tão já. Nossa reportagem apurou que a Volkswagen não lançará a versão esportiva junto com a linha 2025 reestilizada do Nivus. A estreia das versões “civis” atualizadas do modelo está prevista para o último trimestre deste ano.
Já o Volkswagen Nivus GTS deve ser lançado apenas no final do primeiro semestre de 2025. Inclusive, conforme já alertamos há algum tempo, nenhum dos protótipos do novo Nivus flagrados em testes no Brasil até o momento pertence à versão esportiva. Todos usam o motor 200 1.0 turbo flex de 128 cv que já equipa a gama atual.
E o motivo da espera ainda maior pelo Nivus GTS é duplo. Primeiro, a Volkswagen quer dar destaque individual ao produto. Inclusive, vai tratá-lo como um lançamento diferente do novo Nivus em seu plano de 16 novos produtos para o mercado brasileiro até 2028.
O segundo é logístico e industrial. A fabricante precisará esperar a chegada do facelift do Taigo, irmão europeu do SUV compacto brasileiro, para trazer de fora os faróis IQ Light de LED Matrix inteligentes que devem equipar a versão esportiva. É a mesma tecnologia presente no Polo GTS, que também utiliza faróis importados da Europa.
Afinal, os fornecedores brasileiros não possuem expertise para produzir conjuntos ópticos com esse tipo de tecnologia. Apesar da falta desse componente, já faz alguns meses que a Volkswagen montou os primeiros protótipos nacionais do Nivus GTS.
O Volkswagen Nivus GTS virá como a versão de topo da linha 2025 do SUV cupê. Seu motor será o 250 TSI, 1.4 quatro-cilindros 16V turbo flex com injeção direta de combustível, de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio deve ser automático de seis marchas da Aisin, a caixa AQ250, com uma calibração específica para o esportivo. Suspensão e freios também devem receber ajustes voltados à esportividade.
Visualmente, o novo Volkswagen Nivus GTS terá elementos exclusivos externa e internamente, como malhas da grade do tipo colmeia, spoiler traseiro mais robusto, apliques em tom vermelho e rodas de liga leve aro 18. Por dentro, bancos com tecido xadrez, costuras vermelhas e peças imitando fibra de carbono com faixas avermelhadas no painel.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews