Não é mais novidade que o Volkswagen Nivus chegou à linha 2025 com algumas mudanças. Já que manteve a mesma motorização, as principais alterações estão na lista de equipamentos e no design do SUV compacto. Na dianteira, por exemplo, traz grade menor, barra iluminada que liga os faróis e não tem mais farol de neblina. Mas por que será que a peça (tão adorada pelos brasileiros) foi deixada de lado?
De acordo com a Volkswagen, o farol de neblina deu lugar a uma pequena entrada de ar no Nivus 2025. Com isso, a aerodinâmica do carro foi otimizada para diminuir a resistência do SUV ao ar no deslocamento. Como resultado, o compacto melhorou o consumo e ainda ficou mais rápido.
Vale lembrar que a luz de neblina não substitui o farol baixo. Fazer isso é uma infração de trânsito que pode render multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Volkswagen Nivus 2025 agora faz 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Na linha 2024, os índices eram 12,1 km/l e 14,2 km/l, respectivamente.
No teste da Autoesporte, realizado no Rota 127 Campos de Provas, em Tatuí (SP), houve uma evolução ainda mais considerável de uma linha para a outra: 13,4 km/l na cidade e ótimos 16,8 km/l na rodovia com gasolina.
Com etanol no tanque, as marcas diminuem para 8,6 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l no rodoviário, mas seguem acima dos números anteriores, de 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Isso também devido a mais um ajuste do motor para atender às regras do Proconve L8.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h do novo Nivus ainda diminuiu de 10,5 segundos na linha 2024 para 10,4 s na 2025. Nas medições da Autoesporte, a marca foi exatamente a mesma divulgada pela fabricante: cravando 10,4 s. E outra curiosidade é que a velocidade máxima está 4 km/h melhor em comparação com a pré-reestilização: foi de 188 km/h para 192 km/h.
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O farol de neblina é uma luz auxiliar que ajuda a melhorar a visibilidade em condições climáticas como neblina, chuva intensa ou nevoeiro, por exemplo. Portanto, é importante. No entanto, a Volkswagen informa que o farol de LED do Nivus já cumpre esse papel, fazendo com que a luz auxiliar seja desnecessária.
Apesar das alterações citadas acima, o Nivus continua sendo equipado com o mesmo motor. Trata-se do conhecido 200 TSI, ou seja, 1.0 turbo flex de três cilindros em linha com 12 válvulas e injeção direta. Desta forma, entrega 128 cv de potência com etanol ou 116 cv com gasolina no tanque. O torque é de 20,4 kgfm com qualquer combustível. Já o câmbio é automático de seis marchas.
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Até o momento, o novo Volkswagen Nivus está sendo oferecido em apenas duas versões: a Comfortline, que custa R$ 136.990, e a Highline, que não sai por menos de R$ 153.990. A VW ainda vai anunciar, em breve, a chegada da versão de entrada Sense, que deve custar uns R$ 120 mil, além do tão esperado esportivo Nivus GTS, que será a opção mais cara de todas e única equipada com motor 250 TSI (1.4 turbo flex de 150 cv).
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Fonte: direitonews