A Volkswagen já havia anunciado um plano de investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, com o lançamento de 16 produtos no período. Com o anúncio de US$ 580 milhões (R$ 3,4 bilhões) adicionais para a produção da segunda geração da picape média Amarok na Argentina a partir de 2027, a fabricante aumentou oficialmente a cifra para R$ 20 bilhões e o número de novos produtos para 17.
Como a lista original foi divulgada no início de 2024, algumas dessas novidades já estão no mercado. Outras já estão confirmadas, dependendo apenas do lançamento, enquanto algumas ainda são um mistério – que Autoesporte desvendará na lista abaixo. Confira o que a Volkswagen vai lançar no mercado brasileiro nos próximos anos.
Confira abaixo os 17 lançamentos da Volkswagen no Brasil até 2028.
O facelift do SUV compacto foi lançado no primeiro semestre do ano passado, com algumas novidades visuais, de acabamento e equipamentos. Posteriormente, este ano, a linha 2026 foi completada com uma nova versão de topo, Extreme.
Série especial do Polo Track dedicada ao festival de música Rock in Rio também foi contabilizado como um dos 17 novos produtos.
Não, ainda não estamos falando da segunda geração da picape média, mas sim da reestilização pela qual a Amarok passou no primeiro semestre de 2024, a fim de ganhar um fôlego extra no mercado até a chegada de sua sucessora, prevista apenas para 2027.
O Volkswagen Nivus é um projeto originário do Brasil e um dos maiores sucessos da marca em termos de design. Por isso, reestilizá-lo foi um grande desafio, mas a marca conseguiu cumpri-lo com maestria e entregou uma renovação que manteve a harmonia do SUV cupê. Mais tarde, veio a versão de entrada, Sense, de R$ 120 mil, voltada ao público PCD.
Com lançamento confirmado para o próximo dia 28, o Volkswagen Nivus GTS será a tão aguardada versão esportiva do SUV cupê, com aparatos visuais exclusivos e motor 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A parte ruim da notícia é que sua chegada implicou na saída de linha do Polo GTS.
O grande lançamento da Volkswagen em 2025 será o SUV compacto de entrada Tera, entre o final de maio e começo de junho, com produção em Taubaté (SP). O modelo já teve seu visual apresentado e virá com motor 1.0 aspirado na versão de entrada, conforme revelado em primeira mão por Autoesporte, para ser o carro mais vendido da marca no Brasil. Até por isso a fabricante reduziu a lista de versões do Polo na linha 2026.
No segundo semestre de 2025 a Volkswagen vai atualizar o Jetta GLI, também conforme antecipamos em primeira mão em agosto do ano passado. O sedã receberá aqui a mesma reestilização visual apresentada ano passado na América do Norte.
A trinca de novos esportivos da Volkswagen no Brasil será completada pelo icônico Golf GTI, marcando o retorno do hatch médio ao Brasil após um hiato de praticamente seis anos.
Outra informação que Autoesporte antecipou: o Volkswagen Taos será profundamente reestilizado no fim deste ano no Brasil. O câmbio automático de oito marchas estreou antes mesmo, na linha 2025, ainda seu a renovação.
A terceira geração do Tiguan deve chegar ao Brasil em 2026, mantendo a configuração de sete lugares, vinda do México e, quiçá, com motorização híbrida plug-in.
Inédita picape intermediária da Volkswagen enfim vai sair do papel em 2026, com produção em São José dos Pinhais (PR). A caminhonete usará suspensão traseira por eixo rígido, igual à da Fiat Strada, para ter robustez e, com versões de trabalho e passeio, será responsável por substituir a Saveiro. O nome Udara é apenas provisório, mas a picape deve ser responsável por estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 em versão híbrida leve de 48V, chamada eTSI.
A segunda geração sul-americana da Amarok chegará em 2027 e terá como base o projeto Maxus Terron 9, da chinesa Saic. A motorização a diesel deve ser inédita e o projeto tende a contemplar versões híbridas flex, conforme indicado pelo presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz.
Há algumas semanas, Autoesporte antecipou que o primeiro modelo híbrido flex pleno da Volkswagen no Brasil, já prometido para 2027, será a segunda geração do T-Cross (projeto VW213). Seu conjunto mecânico, similar ao do Toyota Corolla, será herdado do europeu T-Roc de segunda geração, ou seja, um híbrido paralelo de alta tensão baseado no motor 1.5 TSI Evo2. A produção vai migrar do Paraná para São Bernardo do Campo (SP).
O novo T-Cross vai usar a plataforma MQB 37 do Taos. Dessa mesma matriz nascerá, em 2028, a segunda geração do Nivus, também com motorização híbrida plena flex, em uma arquitetura que será chamada pela Volkswagen de MQB Hybrid. Tanto T-Cross quanto Nivus de nova geração também terão versões híbridas leves de 48V.
Por fim, a Volkswagen deve lançar no fim do ciclo de investimentos versões híbridas leves de 48V de seus compactos com o motor 1.0 TSI, Polo, Virtus e Tera.
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Fonte: direitonews