Volkswagen ID.GTI é apresentado como futuro elétrico do Golf


A Volkswagen aproveitou o Salão de Munique para antecipar o futuro da sigla GTI. A marca revelou o conceito ID.GTI, que já tem produção confirmada e, inclusive, pode desembarcar no Brasil.

VEJA TAMBÉM

O ID.GTI foi inspirado no clássico modelo de 1976, o primeiro Golf GTI. Apesar das linhas nostálgicas, o movimento da Volkswagen tem como objetivo olhar para frente, se antecipando às futuras regulamentações de emissões de poluentes, que serão cada vez mais rígidas e levarão as fabricantes a adotarem a eletrificação completa.

No entanto, ainda é cedo para dizer se o ID.GTI terá o mesmo carisma do Golf e manterá a história de 48 anos da sigla. O leitor mais assíduo olhará para as fotos e lembrará do ID.2. Não por acaso, já que o ID.GTI é uma variação esportiva do conceito apresentado anteriormente.

Apesar de não ter divulgado dados do ID.GTI, na apresentação do ID.2, a Volkswagen revelou que o hatch é “espaçoso como o Golf e barato como o Polo”. Dessa forma, suas proporções devem ser parecidas com as do Polo: pouco mais de 4 metros de comprimento, algo como 2,60 m de entre-eixos e 1,80 m de largura. O hatch será produzido em uma variante da plataforma MEB voltada para carros de entrada.

Embora não tenha informado a capacidade das baterias, já sabemos que serão suficientes para que o ID.2 rode até 450 km no ciclo WLTP, um bom número para um elétrico “popular”. Na hora de reabastecer, a carga das baterias poderá ir de 0% a 80% em menos de 20 minutos. Isto é, se o carro estiver plugado em uma fonte de recarga rápida.

Em relação ao ID.2, o ID.GTI tem dianteira e traseira com pegadas mais esportivas, na tentativa de manter a esportividade. Na porção abaixo dos faróis, troca-se o prata pelo preto brilhante. Nas extremidades do para-choque há luzes diurnas de LED. Na parte inferior há uma grade maior e com estilo colmeia.

Na lateral, destaque para as rodas inspiradas na primeira geração do Golf GTI, bem como as saias laterais mais proeminentes. Na traseira, as lanternas são escurecidas, ainda há uma faixa escurecida que carrega a sigla GTI. Completam o visual uma asa traseira e extrator de ar bem destacada.

O interior mantém o layout com duas telas, sendo a central com 12,9 polegadas, enquanto o painel de instrumentos tem 10,9 polegadas. Só que o mais interessante é que você poderá adotar uma versão digital do painel de instrumentos de qualquer geração do GTI.

Entre os detalhes divulgados, a Volkswagen detalhou uma espécie de head-up display gigantesco, capaz de ocupar todo o para-brisas. Sua utilização seria feita especialmente em pistas, uma vez que seria capaz de mostrar informações sobre trajeto, tempo percorrido e outras informações.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores "Vi0lênci4 cru3l": Juiz mantém preso agr3ss0r do ator Victor Meyniel
Próxima Famílias do 10 de Junho recebem escrituras