Volkswagen ID. Cross é T-Cross elétrico com 211 cv e acabamento refinado


A participação da Volkswagen no Salão de Munique 2025 vem sendo marcada pela apresentação de SUVs que interessam diretamente ao mercado brasileiro. A nova geração do T-Roc, por exemplo, já foi revelada e, conforme adiantado por Autoesporte, terá relação direta com o próximo Nivus nacional. Agora, a marca oficializa a estreia ID. Cross Concept e, dessa vez, antecipa como será a próxima linhagem do T-Cross.

No visual, o estudo revela linhas realistas e que pouco devem mudar em relação ao carro de produção. Na dianteira, destaque para faróis finos e diretamente integrados com a barra horizontal de LED (elemento que acompanha todos os novos modelos da marca). Logo abaixo, o para-choque exibe placa protetora robusta e LEDs verticais nas extremidades).

De perfil, o ID. Cross exibe para-lamas esculpidos semelhantes aos do conceito ID.Every1 e apliques em preto brilhante nas colunas. Por fim, a traseira conta com lanternas que ocupam a largura total do carro e arranjo de iluminação com elementos retangulares. Destaque ainda para o logotipo “VW” iluminado. A nova linguagem é chamada pela marca de “Pure Positive”.

Além do design do próximo T-Cross, o ID. Cross Concept antecipa detalhes da plataforma elétrica que sustentará todos os novos compactos da marca. Batizada de MEB+, a matriz tem tração dianteira (contra o esquema de motor traseiro da MEB anterior) e oferece uma série de soluções de aproveitamento de espaço interno.

É o caso do porta-malas, que acomoda 450 litros e supera com facilidade os 373 litros do T-Cross atual. Além disso, há 38 litros de espaço sob o banco traseiro e mais 25 litros no compartimento frontal (frunk).

Interessante notar que o ganho em espaço pouco interferiu nas medidas externas, que continuam próximas às do T-Cross atual. No total, são 4,16 metros de de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,60 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o T-Cross europeu mede 4,12 metros de comprimento e possui 2,56 m de entre-eixos. Já o brasileiro, ligeiramente maior, possui 4,21 m e 2,65 m, respectivamente.

Na cabine, a Volkswagen faz questão de evidenciar a preocupação com a qualidade dos materiais e o refinamento do acabamento. Nesse sentido, destaque para superfícies revestidas em tecido, modos pré-configurados de luz, som e climatização, bancos que podem ser completamente rebatidos como na Kombi, console central flutuante, entre outros.

O painel exibe ainda elementos horizontais, botões para funções diretas e volante multifuncional inédito. Como não poderia deixar de ser, há telas amplas e com estruturas de menu intuitivas para facilitar o uso. O quadro de instrumentos mede 11 polegadas, enquanto a central multimídia principal possui 13 polegadas.

Na mecânica, a Volkswagen destaca que o ID. Cross adota uma sistema de propulsão elétrica recém desenvolvido. São dois módulos centrais, incluindo a eletrônica de potência integrada no sistema do eixo dianteiro, e a bateria de alta tensão disposta de forma plana no assoalho. O motor elétrico entrega potência de 211 cv e aciona as rodas dianteiras. A autonomia no ciclo WLTP é de até 420 quilômetros.

Dados de fábrica indicam velocidade máxima de 175 km/h, capacidade de reboque de até 1.200 kg e suporte para transporte de até duas bicicletas elétricas (carga máxima de 75 kg).

A versão de produção do ID. Cross chegará ao mercado até o final de 2026, começando pela Europa. O modelo faz parte da mesma família de elétricos que compreende o ID.Polo, o ID.Polo GTI e o ID.Every1, além dos equivalentes da Skoda, Seat e Cupra.

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Fonte: direitonews

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