Na contramão dos incontáveis SUVs vindo em direção ao mercado brasileiro, o Volkswagen Golf GTI retornará ao país ainda este ano, após quase seis anos fora das lojas. Equipado com o mesmo motor do Jetta GLI, só que recalibrado, o hatch esportivo já está em sua oitava geração. Esta recebeu um facelift no início do ano passado, em comemoração aos 50 anos do modelo.
A confirmação da marca a respeito do lançamento do carro por aqui, aconteceu em outubro do ano passado, um mês após o modelo ter desembarcado no país para ser uma das estrelas do estande da marca alemã no Rock in Rio.
Modelo mais vendido da Volkswagen no mundo, a versão esportiva do Golf já promete fazer frente aos hatches médios japoneses Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. Que, por sinal, já foram tema de um comparativo exclusivo de Autoesporte. Relembre:
Em clima de matar a saudade, veja tudo o que já sabemos sobre o Golf GTI que vem ao Brasil:
Como mencionado, a geração do Golf que será oferecida no Brasil é a 8,5, ou seja, trata-se de um facelift da oitava geração do modelo, em linha desde 2019 (ano em que o modelo foi tirado do portfólio da marca no país).
Quanto ao visual, linhas mais arredondadas e grade dianteira com malha hexagonal são os destaques. Os faróis são afilados e conectados por uma barra de LED que acompanha toda a dianteira na linha do capô junto à uma linha vermelha (assinatura da versão GTI).
Na traseira, não há mudanças significativas no visual, além das lanternas que, assim como na dianteira, ficaram mais afiladas e recebram um recorte rente à abertura do porta-malas. Nessa geração, a inscrição “GTI” não está mais lateralizada, mas sim, centralizada na tampa do porta-malas e em letras maiores.
Já o logotipo da marca alemã fica mais destacado com o facelift, já que segue a iluminação da barra de LED na dianteira. Na traseira, o emblema é usado como alavanca para abertura do porta-malas de 380 litros, além de ter eixo de giro próprio nas rodas de liga leve de 17 polegadas, o que faz com que não importe a posição em que se estacione, o emblema da Volkswagen sempre “fica em pe´”.
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Por fim, saída dupla de escapamento, spoiler e difusor traseiros, saias laterais e travas de rodas na cor vermelha completam o apelo visual esportivo do hatch médio. Em relação às dimensões do novo Volkswagen Golf GTI, são 4,28 metros de comprimento, 2,64 m de distância entre os eixos, 1,79 m de largura e 1,46 m de altura.
O novo Golf GTI terá o conhecido motor 2.0 TSI turbo de quatro cilindros a gasolina com injeção direta da família EA888, o mesmo oferecido no Jetta GLI. Entretanto, no hot hatch o conjunto será recalibrado para oferecer 265 cv de potência e 45,1 kgfm de torque, 34 cv e 9,4 kgfm acima do sedã.
Em ambos os modelos, o motor 2.0 TSI vem aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, o conhecido DSG, com sete marchas e caixa banhada a óleo. Fato é que, com os números do hot hatch, o zero a 100 km/h é feito em 5,9 segundos.
No interior, o novo Golf GTI se notabiliza pela central multimídia flutuante MIB4 de 12,9 polegadas, interativa, com possibilidade de utilização de comandos de voz e inteligência artificial, integrada ao ChatGPT. O quadro de instrumentos é digital. Quanto ao acabamento, há a opção de bancos com revestimento em xadrez, sendo essa outra assinatura da família esportiva da Volkswagen.
Outros destaques vão para o console central elevado com apoio de braço em couro e contrastado com costuras vermelhas. Detalhes em vermelho também aparecem nas laterais dos bancos, bem como na costura e nos raios do volante, que é multifuncional. Por fim, uma linha luminosa de LED corta o painel na direção do banco do carona.
O preço de venda do novo Volkswagen Golf GTI no Brasil ainda não foi revelado. Vale dizer, entretanto, que o modelo é oferecido na Europa por 53 mil euros, que equivalem a mais de R$ 340 mil em conversão direta.
Podemos esperar que o modelo chegue ainda mais caro ao Brasil, considerando os impostos de importação. Além disso, é possível tomar como base seus rivais japoneses, Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, que são oferecidos ao consumidor brasileiro a partir de R$ 429.900 e R$ 416.990, respectivamente.
Ambos rivais são equipados com motor turbo. No caso do Civic Type R, há um motor 2.0 turbo abaixo do capô que desenvolve até 297cv e 42,8 kgfm, aliado à transmissão manual Rev-Match de seis marchas. Já o exemplar da Toyota, oferece propulsor 1.6 turbo de três cilindros, de até 304 cv e 37,7 kgfm, também trabalhando em conjunto com câmbio manual de seis marchas.
O hatch esportivo ainda não tem data divulgada para lançamento no mercado nacional, mas sabe-se que chegará às concessionárias ainda em 2025. Vale dizer que sua vinda ao Brasil faz parte do aporte de R$ 20 bilhões anunciados pela marca para a América do Sul, que promete 17 lançamentos até 2028, entre veículos inéditos, renovações, novas gerações e edições especiais.
Desse total, R$ 9 bilhões foram direcionados ao Brasil para desenvolver uma nova picape, híbridos nacionais, além do novo SUV Tera, que chega às lojas a partir do dia 5 de junho. A lista foi divulgada no primeiro semestre do ano passado, e por isso, alguns produtos já foram lançados. Confira todos os modelos incluídos no plano clicando aqui.
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Fonte: direitonews