Volkswagen Golf GTi e Jetta GLi já têm data de lançamento; veja quando


Depois de muita espera, os novos esportivos da Volkswagen finalmente têm data de lançamento confirmada no Brasil — e chegam ainda em 2025. Em um evento realizado em São Joaquim da Barra (SP), a marca confirmou que a pré-venda do Golf GTi começa em setembro, enquanto o Jetta GLi desembarca nas lojas em outubro. Os preços ainda não foram revelados.

A nova geração do Volkswagen Golf GTi já estava sendo flagrada em testes há um tempo. Completamente renovado, o modelo esportivo chegará ao mercado para brigar diretamente com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.

Para isso, é equipado com o conhecido motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, com injeção direta, da família EA888. É até o mesmo que está presente no Jetta GLi, mas com uma calibração mais agressiva, entregando 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque.

Junto do câmbio, o também famoso DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo, o Golf GTi acelera de 0 a 100 km/h em ótimos 5,9 segundos, de acordo com a Volkswagen.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Com o pacote de equipamentos revelado, podemos confirmar que o Golf manteve o padrão da versão europeia. Por isso, há central multimídia flutuante MIB4 de 12,9 polegadas com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Já o quadro de instrumentos é digital e de 10,2″.

Na cabine, destaque também para teto elétrico panorâmico, freio de estacionamento eletrônico, seleção de modos de condução (Normal, Esporte, Eco e Individual), bancos dianteiros com aquecimento e suporte lombar, carregamento do celular por indução e ar-condicionado “Climatronic“ de três zonas.

Quanto ao acabamento, os bancos são em tecido xadrez ‘Scale Paper’, enquanto o revestimento de painel, porta e lateral são em material soft touch. Há também pedais em aço inoxidável escovado, freios a disco dianteiros e traseiros em vermelho, rodas de liga leve 18″ com pneus 225/40 e uma faixa de LED iluminada entre os faróis, com logotipo da VW iluminado.

Entre os principais itens de segurança do hatch compacto estão seis airbags, controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com monitoramento para ciclistas e pedestres, assistente de condução, de permanência e de mudança de faixa, câmeras multifunção, controle eletrônico de estabilidade, direção progressiva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e monitoramento de pressão dos pneus.

O preço do Volkswagen Golf GTi ainda não foi revelado. No entanto Europa, o modelo é vendido a partir de 53 mil euros, ou seja, cerca de R$ 340 mil em conversão direta. Portanto, podemos esperar um valor acima dos R$ 400 mil no Brasil.

No caso do Jetta GLi, o design mudou substancialmente, por mais que se trate de mais uma reestilização de meia-vida em comparação com o sedã que já era oferecido por aqui. O destaque fica por conta de um aplique na mesma cor da carroceria, que agora reveste a parte superior da grade frontal. O formato dos faróis de LED também está diferente.

A traseira tem mudanças mais discretas. As lanternas são as mesmas, apenas trocando os grafismos e a disposição das luzes. Há um friso para interligá-las, também levando a sigla GLi. Duas saídas de escape completam o visual esportivo.

O motor do novo Volkswagen Jetta GLI é o mesmo que já era vendido no Brasil: 2.0 TSI turbo a gasolina de 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo. O sedã esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Autoesporte, inclusive, foi até o México e já testou o Jetta GLi com exclusividade.

Por dentro, os bancos são de couro preto com costuras vermelhas aparentes. Na frente, a parte superior do painel é toda emborrachada. O Jetta GLI vem de série com ajustes elétricos para o banco do motorista, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, central multimídia VW Play com tela flutuante de 10’’ e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Quando o tema é segurança, são seis airbags, controle de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go (o veículo acelera sozinho após parada total), frenagem autônoma de emergência (AEB), frenagem pós-colisão e detector de fadiga.

Assim como o irmão menor, o Jetta GLi também não teve o preço revelado até o momento. Mas, atualmente, na linha 2024 no mercado brasileiro, é vendido por R$ 250.990. Por isso, podemos esperar que o preço seja posicionado entre R$ 260 mil e R$ 270 mil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça reduz pena de Thiago Brennand de 10 para 8 anos por 3stupr0 filmado e fixa indenização de R$ 100 mil
Próxima Hyundai Kona antecipa muito do novo HB20 e de futuro SUV popular da marca