Volkswagen Gol e Fiat Uno são usados 1.0 para quem quer fazer 15 km/l


Os hatches compactos ainda são a escolha de “primeiro carro” de muita gente e também são opções em conta no mercado de usados. Dois deles são extremamente populares e com ampla história em território nacional: é óbvio que estamos falando de Volkswagen Gol e Fiat Uno.

A dupla é dona de predicados mais do que conhecidos. São veículos robustos, com baixo custo de manutenção e índice de desvalorização adequado. E têm ampla disponibilidade de peças, o que, na prática, reduz as chances de dores de cabeça pela frente. Não à toa, Volkswagen Gol e Fiat Uno pertencem ao seleto grupo de carros que passam longe do posto em função da economia de combustível.

A seguir, você confere detalhes de Volkswagen Gol MPI e de Fiat Uno Firefly, ambos com receita que se tornou padrão: propulsor 1.0 de três cilindros — porém, neste caso, na forma de motor naturalmente aspirado.

Os anúncios que aparecem por aqui são do Mercado Livre, sendo que os preços foram apurados durante a produção da matéria, em agosto de 2025. Veja, abaixo, os pormenores de cada um dos modelos.

Lançado em 2016 (pouco antes do Gol), o Fiat Uno Firefly foi um marco importante para a marca italiana inaugurar a linhagem de motores da família GSE no Brasil. Na linha 2017, o hatch teve leves alterações visuais, mas o propulsor quem garantiu nova vida ao modelo (foi o substituto do motor Fire, que só foi aposentado no ano passado). Unidades do Fiat Uno Firefly podem ser adquiridas na plataforma do Mercado Livre com preços a partir de R$ 38.890 na versão Attractive 2017.

O substituto, claro, é o motor 1.0 aspirado flex 6V de três cilindros, que entrega até 77 cv de potência a 6.250 rpm e 10,9 kgfm de torque em 3.250 rpm. O câmbio é o padrão da categoria: manual de cinco marchas. O Uno Firefly tem como apelo a economia. O compacto faz até 13,1 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina. No etanol, o consumo é reduzido para 9,2 km/l e 10,4 km/l, respectivamente.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Entre os equipamentos de série, o Uno Attractive conta com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, volante com ajuste de altura, computador de bordo, além dos obrigatórios freios com sistema antitravamento (ABS) e airbag duplo frontal. É possível encontrar unidades do compacto equipadas com faróis de neblina. Por fim, vale dizer que esta versão entrega bancos mais confortáveis, além de uma suspensão mais calibrada para o conforto.

O Volkswagen Gol ganhou fôlego extra quando trocou o motor 1.0 de quatro cilindros pelo 1.0 EA211 de três cilindros, somando torque em baixa, ficando mais econômico e ainda conservando a boa dirigibilidade da fabricante.

Para quem gosta do hatch da marca alemã, o Volkswagen Gol MPI, lançado como linha 2017, trouxe à época algumas nuances visuais e também de motorização. Foi quando o hatch compacto recebeu o motor 1.0 de três cilindros, também presente no Volkswagen Up. Apontamos aqui as unidades ano-modelo 2017, que podem ser encontradas na plataforma do Mercado Livre com preço inicial de R$ 36.990.

O motor 1.0 aspirado flex 12V de três cilindros rende até 82 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4 kgfm de torque máximo a 3.000 rpm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas, famoso pelos engates precisos e curtos. Porém, o destaque principal é o consumo, algo que tinha se provado já no Up. No Gol, o 1.0 12V ajuda o hatch a fazer até 12,9 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, sempre com gasolina. No etanol, os números, naturalmente, caem: 8,8 km/l e 10,3 km/l, respectivamente.

Entre os itens de série, o Gol Trendline (versão mais vendida com motor 1.0 naquele período) oferece ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, travamento central das portas, destravamento interno do porta-malas, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo frontal.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a julho de 2025.

Fonte: direitonews

Anteriores Vereadores aprovam moção que declara Alexandre de Moraes ‘persona non grata’ em BH
Próxima As 4 mudanças que a Fórmula 1 estuda para revolucionar a categoria