Volkswagen: carros nacionais lançados a partir de 2026 terão versão híbrida


Todos os carros produzidos na América do Sul e lançados pela Volkswagen no Brasil a partir de 2026 terão pelo menos uma versão híbrida. A fabricante confirmou esta informação em evento nesta sexta-feira (31), ao anunciar o ingresso em uma linha de crédito de R$ 2,3 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O movimento faz parte do ciclo de investimentos de R$ 20 bilhões da empresa na América do Sul até 2028.

Segundo a Volkswagen, “a partir de 2026, todo novo modelo Volkswagen desenvolvido e fabricado na América do Sul terá versões eletrificadas”. A fabricante também confirmou a chegada da plataforma MQB 37 ou MQB Evo, antecipada por Autoesporte desde março de 2025 e confirmada com exclusividade pelo CEO Global da marca à nossa reportagem em setembro, com produção do primeiro modelo híbrido pleno (HEV) flex na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Isso não significa que os modelos atualmente em linha da fabricante serão imediatamente eletrificados. Polo, Virtus, Tera, Nivus, T-Cross e Amarok produzidos no Brasil e na Argentina, respectivamente continuarão com versões normalmente a combustão. Ao mesmo tempo, produtos importados podem ser lançados apenas com motorizações não eletrificadas.

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O movimento começa a partir do lançamento da picape intermediária Udara, previsto para ocorrer entre o fim de 2026 e começo de 27. Esta terá versões híbridas leves flex de 48 Volts a partir do motor 1.5 TSI Evo2, com 150 cv.

Na sequência, virá o projeto A-SUV ou T-Cross de nova geração, o responsável pela estreia do conjunto híbrido pela especificação híbrida plena desse mesmo motor, com baterias de alta tensão e 170 cv. Este projeto foi descoberto em primeira mão por Autoesporte em março deste ano e também terá versões híbridas leves.

Também em 2027 chega a segunda geração da Amarok argentina, baseada na picape média chinesa Maxus Terron 9, com uma inédita motorização híbrida a diesel. Em 2028, chegará outro produto derivado da plataforma MQB 37, o projeto Saga ou Nivus de nova geração, também com produção no ABC paulista e motorização híbrida leve.

Ao mesmo tempo, a Volkswagen prepara atualizações dos T-Cross e Nivus atuais, que podem passar a contar com versões híbridas leves. O objetivo da marca é ter cinco SUVs produzidos simultaneamente no Brasil. Com exceção à Amarok, os demais produtos eletrificados feitos pela fabricante no Brasil terão o motor 1.5 TSI Evo2, que será inicialmente importado do México e passará a ser produzido em São Carlos a partir de 2031.

Ainda de acordo com a Volkswagen, o portfólio da marca passará a ter híbridos de todos os tipos: leves (MHEV), plenos (HEV) e plug-in (PHEV). Nossa reportagem pode afirmar que não há previsão de produção local de modelos do tipo plug-in, com recarga externa, o que significa que a tecnologia deve chegar em produtos como a própria Amarok de segunda geração ou importados como a nova geração do Tiguan, prevista para 2026 e testada por Autoesporte.

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Fonte: direitonews

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