Volkswagen Amarok: como é a segunda geração que não temos no Brasil


A nova Volkswagen Amarok sul-americana foi apresentada nesta quinta-feira (15) no Brasil, depois de já ter sido lançada na Argentina. Por aqui, a picape média teve mudanças visuais na frente, alteração na lista de equipamentos e aumento da garantia para cinco anos. No mais, continua sendo a mesma caminhonete lançada em 2010, longe da segunda geração fabricada na África do Sul.

A nova Amarok estrangeira é feita sobre a plataforma da Ford Ranger. As duas são feitas na mesma fábrica, em Pretória (África do Sul), em uma parceria entre as duas montadoras nos moldes da antiga Autolatina brasileira. Vamos às diferenças entre as duas.

Em dimensões, a nova Amarok 2025 vendida no Brasil tem 5,35 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,85 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos. Já a segunda geração sul-africana tem os mesmos 5,35 m, porém com 1,91 m de largura e 1,75 m de altura. Além disso, a xará gringa esbanja espaço interno com entre-eixos de 3,27 m.

A caçamba da nossa nova Amarok tem espaço para 1.280 litros e a capacidade de carga é de até 1.105 kg. A nova carrega até 1.243 kg, mas a capacidade da caçamba em litros não foi divulgada. Como parâmetro, a Ranger tem 1.180 litros de volume no compartimento. A segunda geração pode rebocar até 3,5 toneladas, enquanto a primeira puxa 2.850 kg.

A capacidade de imersão na segunda geração passou de 500 milímetros para 800 mm e o vão livre do solo é de 235 mm.

Como já dissemos, a Amarok vendida na América do Sul mantém praticamente o mesmo visual desde 2010. Mudou agora a frente, com novos formatos de faróis, grade e para-choque. Já a picape fabricada na África do Sul utiliza a mesma base da Ranger que temos aqui, mas com muitas mudanças estéticas.

A frente tem faróis mais finos que se integram à grade. Os para-lamas são mais abaulados, fazendo o contorno das caixas de rodas. A traseira tem lanternas em C e fica ao lado da tampa da caçamba que traz o nome da Amarok estampado em baixo relevo.

Por dentro, enquanto aqui a picape vem equipada com uma nova tela multimídia de 9 polegadas, mas mantém o painel analógico, a segunda geração traz muitos elementos da Ranger novamente. Destaque para a multimídia que fica na vertical com 10” e o painel digital com tela de 8”.

Neste campo ficamos com vantagem. A Amarok é vendida no Brasil com motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potência e 59 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de oito marchas e a tração, 4×4.

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Na África do Sul a picape é vendida com um 2.0 turbodiesel e câmbio manual de seis marchas, desenvolvendo 170 cv de potência. As intermediárias usam a mesma unidade, porém recalibrada para entregar 205 cv e com transmissão automática de seis marchas.

Nas versões mais caras está o 3.0 V6 da Ranger, com 247 cv de potência e 60 kgfm de torque. O câmbio automático tem dez marchas. Todas trazem tração 4×4.

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Fonte: direitonews

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