O projeto Volkswagen A0 SUV ou VW246 segue à risca aquela cartilha dessa “nova era dos lançamentos” de carros no Brasil, com revelações e informações sendo feitas aos poucos. Justamente por isso, a marca confirmou nesta sexta-feira (1) que irá divulgar o nome oficial do novo A0 SUV no próximo dia 4 (segunda).
A única dica é que o batismo do novo Volkswagen terá entre três e cinco letras. Recentemente, a própria empresa fez uma clínica dando como opções os nomes Tera, Teon, Taira, Copan, Copa, Therion e Hera. Desses, Therion já está descartado por ter mais de cinco letras, mas só Tera e Hera estão devidamente registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Uma coisa é certa: a própria marca já descartou ressuscitar o nome Gol.
O A0 SUV já apareceu parcialmente em uma espécie de “caixa mágica” no estande da marca no Rock in Rio. Um jogo de luzes fazia com que fosse possível enxergar apenas parte do visual do modelo. Dias depois, nossa equipe flagrou o carro rodando totalmente camuflado dando dois spoilers: a versão de entrada terá câmbio manual e rodas com calotas.
O A0 já está em produção pré-série na fábrica de Taubaté (SP), conforme apurado por Autoesporte. O lançamento do novo SUV de entrada será em 2025, mas nossa reportagem pode afirmar agora que a previsão é iniciar o fabrico em série (SOP, na sigla em inglês) em janeiro e lançá-lo ainda no primeiro trimestre do ano que vem.
O A0 SUV faz parte dos 16 novos produtos que a companhia promete para o mercado brasileiro até 2028, em um investimento nacional de R$ 16 bilhões. Desse total, R$ 13 bilhões serão distribuídos entre as plantas da marca no estado de São Paulo. A fabricante não abre o volume específico para o projeto VW246, mas Autoesporte pode afirmar que é de R$ 1 bilhão.
O modelo será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross na gama, para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian. Sua plataforma é a MQB A0, mas terá como base para sua carroceria e acabamento interno não do Polo, mas sim de seu irmão europeu Skoda Fabia. Por isso, alguns de seus elementos, como portas laterais traseiras, retrovisores externos e painel, serão diferentes.
Conforme revelado por Autoesporte nesta projeção exclusiva, o A0 SUV seguirá a nova identidade visual da marca, antecipada pelo novo Taos americano. Seus faróis e sua grade serão compartilhados com os do novo Nivus, a ser lançado no fim deste ano. Contudo, seu para-choque dianteiro será exclusivo, assim como todo o balanço traseiro, com lanternas de LED em peça única.
Sobre as dimensões, o novo SUV da Volkswagen deve ter cerca de 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,55 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Inicialmente, o modelo terá apenas o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações, sem opção de versões híbridas.
Nas opções de entrada, terá o motor 1.0 TSI de até 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. É o mesmo trem de força do Polo. Já a configuração 200 TSI, do Nivus, tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre automática de seis marchas.
Os preços do Volkswagen A0 SUV devem ficar entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews