O Volkswagen A0 SUV, futuro SUV que ficará abaixo de Nivus e T-Cross no portfólio da fabricante, como concorrente direto de Fiat Pulse, Renault Kardian e do futuro SUV do Chevrolet Onix, é a grande surpresa da fabricante como patrocinadora do Rock in Rio 2024, no Rio de Janeiro (RJ).
Um protótipo do modelo, que chega no primeiro semestre de 2025, será exibido no estande da marca no evento junto do Golf GTI. O nome oficial do carro também será revelado durante o festival que começa na sexta-feira (13) e termina no outro domingo (22).
Meses atrás, Autoesporte publicou uma projeção de como deve ficar o visual do Volkswagen A0 SUV, também conhecido como projeto VW246, sem camuflagem. O modelo adotará uma nova identidade visual, antecipada pelo novo Taos americano e que estará presente também na reestilização do Nivus que será lançada no fim deste ano no Brasil. Inclusive, o A0 SUV compartilhará com o irmão os faróis e a tomada de ar superior da grade.
Todavia, o A0 SUV será bem diferente de outros Volkswagen nacionais. Isso porque ele usará a base estrutural não do Polo, como faz o Nivus, mas sim do Skoda Fabia, hatch vendido na Europa que compartilha a plataforma MQB A0, mas possui elementos próprios de estamparia, como o formato das portas laterais, além de retrovisores diferentes e um acabamento com painel exclusivo.
No caso do A0 SUV, ele se diferenciará visualmente do Skoda Fabia com vincos muito mais pronunciados nas laterais, para-lamas mais abaulados, um capô mais alto e arredondado, além de um balanço traseiro exclusivo e linha de cintura ascendente. Os traços, num geral, o aproximam de modelos europeus como os novos Tiguan e T-Roc.
Como dito, o formato dos faróis será o mesmo do novo Nivus, mas com um arranjo interno diferente e uma discreta máscara escurecida. Atrás, as lanternas terão peça única. O prolongamento na tampa do porta-malas será uma simples régua em preto brilhante e sem luminosidade.
As rodas do protótipo são de 17 polegadas, mas deve haver opções de diâmetro menor nas versões mais baratas. E se o painel será do Skoda Fabia, o volante virá de Polo, Nivus e T-Cross. A central multimídia será o sistema VW Play, com tela de 10,1 polegadas, e haverá quadro de instrumentos digital de 8 ou 10,25 polegadas
Se o exterior do Volkswagen A0 SUV será diferente, as dimensões não serão tão diferentes assim de outros modelos nacionais da marca: cerca de 4,13 metros de comprimento, perto de 1,75 m de largura e 2,57 m de entre-eixos.
Inicialmente, o SUV compacto terá apenas o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações. Na mais mansa, serão até 116 cv de potência e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. É o mesmo trem de força do Polo. Já a 200 TSI, do Nivus, tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com caixa automática de seis marchas.
Quanto ao nome, a Volkswagen já fez uma clínica para apresentar possibilidades: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, só Tera, Therion e Hera estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Gol não é uma opção.
O lançamento será no início de 2025, com produção em Taubaté (SP), ao lado do Polo. Os preços, claro, ainda são segredo, mas podemos imaginar que o SUV ocupe a faixa entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews