Volkswagen A0: 5 coisas que já sabemos sobre o novo SUV de entrada


A grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio sequer foi lançada e está muito bem guardada entre quatro paredes com seguranças ao redor todo o tempo. Foi assim que a marca alemã falou pela primeira vez sobre o novo SUV de entrada que chega no início do ano que vem e deve se posicionar entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.

Mas o assunto não é novo aqui na Autoesporte. Já desvendamos o visual em projeções baseadas no melhor flagra do modelo até agora. E, com a exibição no Rock in Rio, podemos listar mais uma série de coisas que sabemos sobre o modelo. Confira:

Como todo lançamento de peso, as informações serão divulgadas a conta-gotas. A simples aparição do veículo no festival carioca já causou surpresa, considerando que a chegada ainda está distante. Mas a Volkswagen também já começou a dar pistas sobre o nome do novo SUV.

Em uma ativação no Rock In Rio, o público poderá dar pitacos sobre como será chamada a novidade. Apenas serão aceitos palpites com três a cinco letras. Ou seja, daquela lista de seis possíveis nomes revelada em outubro do ano passado, Therion já pode ser descartado. Dessa forma, restam Tera, Teon, Taira, Copan, Copa e Hera. Vale lembrar que a letra T costuma ser usada como inicial nos batismos dos SUVs da marca. Nivus, porém, é a excessão que comprova a regra.

O principal elemento estético nos recentes lançamentos da Volkswagen parece ter ficado de fora do novo SUV de entrada. O modelo exibido no Rock In Rio não trazia grade dianteira ou barra ligando as lanternas com iluminação, como se vê em T-Cross e Amarok, os dois lançamentos anteriores.

É possível que a versão de produção agregue os elementos, mas faria pouco sentido exibir um carro de forma parcial para tanta gente e deixar de lado a característica mais marcante da Volkswagen. Outro fator relevante é o custo. Como o A0 será um SUV de entrada, ter grade ou barra traseira iluminada poderia deixar o carro caro demais.

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De todo modo, as lanternas serão interligada por uma barra de plástico preto e os faróis terão uma assinatura de LED marcada por recortes nos estreitos filetes.

Entre os mínimos espaços da parede de LED que a Volkswagen encaixotou o A0 SUV, conseguimos ver que as rodas serão de 17 polegadas e parecem ser as mesmas usadas no Nivus Highline — nesse caso, os pneus são 205/55. É possível que a versão final tenha outro desenho, mas a medida deve ser exatamente essa, ao menos na configuração topo de linha. A opção de entrada provavelmente terá calotas de 16 polegadas, como no T-Cross Sense.

Além disso, o veículo exibido também trazia acesso por chave presencial. O característico botão que permite travar e destravar o carro quando a chave está próxima pode ser visto.

O rack de teto do A0 SUV chamou a nossa atenção. A peça é diferente daquela usada em Nivus e T-Cross, por exemplo. Em vez de uma barra transversal lisa e fixa há quatro aberturas que, aparentemente, permitem que as barras sejam desparafusadas e instaladas longitudinalmente, fazendo o papel de suporte para bicicletas ou outros acessórios. Caso isso se confirme, será uma solução similar à trazida pela Renault no Kardian.

Nosso colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos foi astuto e levou uma trena ao Rock In Rio. Com isso, e mesmo com o carro isolado por uma parede de LED, conseguimos uma medição inicial e improvisada do A0 SUV. Os cerca de 4,07 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos batem com uma apuração inicial de que o novo modelo da Volkswagen seria posicionado entre Polo e Nivus na linha.

As fichas técnicas oficiais devem mostrar exatos 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. Essa última medida, por conta do compartilhamento da base MQB A0, será a mesma de Polo e Nivus.

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Fonte: direitonews

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