Acontece no próximo domingo (23), às 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o concerto “Viva o Choro”. Os ingressos para o evento são gratuitos, e poderão ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes. O concerto é realizado pelo Programa de Extensão “UFMT com Corda Toda”, e comemora o dia nacional desse estilo musical.
O coordenador da Orquestra Cuiabana de Choro, vinculado ao Programa de extensão, Andrew Cunha de Moraes, lembra que a data celebra a vida e obra de Alfredo da Rocha Viana Filho, o “Pixinguinha”, músico brasileiro que completaria 126 anos este ano.
“Teremos no domingo composições feitas pelos artistas da Orquestra Cuiabana de Choro, além dos músicos, Marinho sete cordas, Álvaro Ormond, e o UFMT em Cordas. Temos essa característica de divulgar nossas composições e de artistas da baixada cuiabana, funciona como um laboratório”, disse.
Para Andrew Cunha de Moraes a produção do estilo musical em Mato Grosso tem crescido. “Hoje temos mais grupos tocando, e nas sexta-feiras acontecem os chorões com artistas. Há de falarmos também do Núcleo de Choro da Polícia Militar, e a Orquestra Cuiabana, que traz músicos para somar nesse processo”, destaca.
Ele complementa que outros eventos somam para essa expansão. “Em 2022, realizamos o primeiro Festival de Choro do Sesc Arsenal em Cuiabá, e esse já tivemos o segundo”, ressalta, finalizando da atuação do UFMT em Cordas, que auxilia o fortalecimento da música no Estado, e serve de academia para os músicos que estão começando.
Fonte: ufmt