Viga de madeira de 1.000 anos com uma face esculpida é descoberta em lago na Polônia (FOTOS)


A análise dendrocronológica revelou que a árvore usada para fazer a viga foi cortada entre 960 e 975 d.C., um período em que rostos humanos usados como elementos decorativos eram muito raros. Este é o primeiro artefato de seu tipo do início da Idade Média encontrado na Polônia, avança The History Blog.

O objeto é uma viga de carvalho de 1,34 metro de comprimento com uma face humana esculpida em uma extremidade. É um baixo-relevo de aproximadamente 13,5 cm por 10 cm com uma ranhura curvada acima da testa que, juntamente com a base arredondada da viga sob o queixo, dá ao rosto uma forma oval.

A viga com a face esculpida foi um dos ganchos encontrados. Ganchos foram usados para manter os baluartes juntos contra a pressão do enchimento da terra. Este foi o único com a face esculpida, embora houvesse tantos danos nos elementos de madeira do baluarte que é possível que outras esculturas existiram originalmente, mas foram perdidas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Corpo da brasileira Juliana Marins, morta em trilha na Indonésia, chega ao Brasil
Próxima Pentágono vê risco aos EUA em arsenal crescente de mísseis da Rússia: 'capacidades impressionantes'