Existem monstros e monstros sagrados. Esse aqui, por exemplo, se encaixa no segundo grupo. Obliterou recordes em pistas lendárias como Nürburgring Nordschleife, Interlagos e Laguna Seca e é o carro de produção em série mais rápido da história da Porsche. Falo, claro, do Taycan Turbo GT.
Não à toa, o esportivo elétrico se tornou o veículo mais rápido já testado por Autoesporte em seus mais de 60 anos de vida. O Porsche Taycan Turbo GT deixou para trás, com tranquilidade, o 911 Carrera S e seu 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e o Mercedes-AMG SL 63, que fez o mesmo em 3,2 segundos.
O esportivo elétrico da Porsche, cuja potência máxima é de 1.108 cv, pisou na concorrência. O Taycan Turbo GT levou míseros 2,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h no Rota 127 Campo de Provas, pista de testes da Autoesporte. E poderia ter sido melhor, caso as condições climáticas e dos pneus estivessem mais favoráveis. O número de fábrica é ainda mais bestial: 1,9 segundo!
Quer saber tudo sobre o carro mais rápido já testado por Autoesporte? Dê o play e descubra!
O Porsche Taycan Turbo GT custa R$ 1,53 milhão. Por aqui, é sempre comercializado com o pacote Weissach, que tira 70 kg de “gordura” do modelo de 2.220 kg. O esportivo vem equipado com dois motores síncronos de imãs permanentes, um na dianteira e outro na traseira. No eixo traseiro ainda conta com inversor de pulso de carboneto de silício para maior eficiência.
O esportivo tem 789 cv de potência base e 126,5 kgfm de torque em condições normais. A cavalaria sobe por meio do overboost do controle de largada. Com ele, o Porsche Taycan Turbo GT recebe um “tiro e chega aos 1.034 cv. Já no Attack Mode, acionado por um botão ou na aleta do volante, atinge 1.108 cv.
Dito isso, o modelo surpreendeu positivamente em nossos testes no Rota 127; embora já esperássemos apenas coisas maravilhosas dele. As passagens de zero a 100 km/h, por exemplo, foram absolutamente uniformes — algo pouco usual para um elétrico, já que estes geralmente vão perdendo potência conforme a bateria vai sendo estressada.
O Taycan Turbo GT se vale ainda do Porsche Active Ride — nele, de série. A suspensão tem acerto primoroso, algo que torna o esportivo elétrico muito equilibrado. Temos, portanto, pouquíssima perda de potência em retomadas dada a excepcional aderência. Inclusive, o modelo vem com rodas de 21 polegadas calçadas por ótimos pneus 205/65 ZR 21 na dianteira e 305/30 ZR 21 na traseira.
Para completar, o carro mais rápido já testado por Autoesporte tem baterias de 105 kWh, que lhe garantem autonomia de 442 km (PBEV). A arquitetura de 800 Volts permite recarga entre 10% e 80% em apenas 18 minutos em estações rápidas (DC) de até 320 kW.
Tudo bem que a citada autonomia se esvai ao pisar fundo. No entanto, algo posso garantir: autonomia será o menor dos seus problemas enquanto você estiver se divertindo aos montes a bordo do Porsche Taycan Turbo GT. Este é um modelo daqueles que quebram paradigmas, que mostram que um veículo elétrico também é capaz de gerar prazer ao dirigir.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews