Vídeo. Otávio Mesquita constrangeu atriz com termo racista


otaviomesquita_casteloratimbum

Uma entrevista de Otávio Mesquita com o elenco de Castelo Rá-Tim-Bum, gravada no intervalo das gravações da série, viralizou nas redes sociais. Entre as imagens raras exibidas pelo apresentador em seu programa no SBT, um trecho repercutiu negativamente, quando ele chama a atriz mirim Cinthya Rachel, intérprete de Biba, de “Tiziu”.

“Tiziu” (também escrito como “tizil”) é uma referência ofensiva a pessoas negras, mas antes da discussão antirracista era tratado pelos brancos como “apelido carinhoso” de pretos. A expressão nomeia uma espécie de ave, mas tem outros significados preconceituosos, inclusive escatológicos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

0

No Operação Mesquita de 24 de maio de 2022, Otávio Mesquita reprisou a entrevista gravada nos estúdios da TV Cultura, em 1994, vestido como o personagem Bongô e acompanhado do filho, John, na época com quase dois anos.

“Vou pelo apelido: Mimi, Cocó, Ranheta e Tiziu”, disse o apresentador Fredy Allan (Zequinha), Luciano Amaral (Pedro), o filho John e Cinthya Rachel (Biba).

Constragimento

A atriz deu um sorriso amarelo, mas a entrevista seguiu. Nesta segunda-feira (19/9), um perfil no Instagram dedicado à causa antirracista destacou o trecho.

“Para quem diz ‘mimimi’, assim éramos tratados na TV”, escreveu a conta Pretitudes. Cinthya Rachel compartilhou o conteúdo e comentou no vídeo, que ultrapassou 200 mil visualizações em poucas horas: “E eu ali tão novinha”.

Anteriores EUA usam Taiwan como ‘isco’ a fim de provocar a China, diz mídia chinesa
Próxima Conselho Público de Kherson pede ao chefe da região referendo imediato para entrada na Rússia