Vídeo mostra a Chegada de Tornado com Ventos de 330 km/h em Rio Bonito do Iguaçu (PR)


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um vídeo gravado pelo circuito de câmeras do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, registrou o momento em que o tornado atingiu o município vizinho de Rio Bonito do Iguaçu, no centro do Paraná, na última sexta-feira (7).

As imagens, captadas em time-lapse — formato acelerado —, mostram o avanço impressionante da supercélula, tipo de tempestade caracterizada por um mesociclone, uma corrente de ar ascendente que gira dentro da nuvem e pode gerar tornados. O vídeo cobre o período entre 18h e 18h16, e revela a dimensão e a força do fenômeno.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As câmeras, instaladas na zona rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de 5 km de Rio Bonito do Iguaçu, foram analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que divulgou o material nesta segunda-feira (10).

De acordo com o Simepar, os ventos chegaram a até 330 km/h em Rio Bonito do Iguaçu. Outros dois tornados foram registrados no mesmo dia, um em Guarapuava (a 130 km) e outro em Turvo (a 166 km).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As tempestades deixaram seis mortos e 750 feridos, sendo que 22 pessoas permaneciam internadas até a manhã desta segunda.

Em nota, o Governo do Paraná informou que as buscas e resgates foram encerradas, mas o cadastramento de famílias e a entrega de donativos continuam. “O esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e prefeitura para retirada de estruturas danificadas e limpeza segue em andamento”, comunicou o governo estadual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

📍 Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada, com 90% dos imóveis destruídos. O município, de cerca de 14 mil habitantes, precisará ser praticamente reconstruído. Segundo o prefeito Sezar Augusto Bovino, o governo estadual destinará R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para auxiliar a reconstrução — com possibilidade de repasse direto de até R$ 50 mil por residência. O projeto de lei que autoriza o auxílio foi aprovado em regime de urgência pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O governo já autorizou a reconstrução das escolas destruídas, e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para domingo (10), foi adiada na cidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também informou que moradores beneficiários poderão solicitar a antecipação dos pagamentos de benefícios assistenciais devido à situação de calamidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Afinal, o Leapmotor C10 REEV é híbrido ou elétrico? Entenda a tecnologia
Próxima Novo estudo indica que Universo entrou em fase de desaceleração, desafiando teorias atuais