Conteúdo/ODOC – Após a polêmica de afirmar ter sido vítima de “preconceito por ser branca”, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) reconheceu seu erro ao utilizar o termo “racismo reverso” durante uma sessão na Câmara Municipal de Cuiabá na última semana. A parlamentar admitiu ter se expressado de maneira inadequada e pediu desculpas.
Em sua avaliação, a vereadora afirmou que essa fala foi uma pequena contradição na hora de tentar explicar um fato. “Só erra quem se expõe. Foi uma fala infeliz, eu quis dizer uma coisa e foi um termo errado. Eu sou jornalista, a gente entende da história, sabe das origens do nosso Brasil e jamais faria isso conscientemente. Foi um equívoco e assumo isso. Não quero que minha trajetória pare, ou seja resumida numa pequena contradição na hora de explicar um fato. Nunca me vitimizei por nada, não faz parte de mim. Aqueles que interpretaram as riscas e se ofenderam, peço desculpas”, disse ao Cast do Bom, nesta quarta-feira (17).
A declaração de Michelly ocorreu após Edna Sampaio (PT) relatar ter sido vítima de violência política e de gênero dentro da Câmara de Cuiabá.
Alencar retrucou, alegando que também enfrentou situações semelhantes “por ser branca”. “Quantas vezes eu fui vítima por ser branca e contra alguns posicionamentos falaram: ‘ah ela não entende, ela é branca, vai votar contra uma vereadora porque é negra’”, disse na sessão nesta semana.
Entretanto, a declaração da vereadora recebeu críticas nas redes sociais e repercutiu nacionalmente.
Fonte: odocumento