Venezuela destaca liderança energética russa contra hegemonia ocidental


“Nesta busca por novas redes de países que permitam uma interconexão diferente daquela que a hegemonia ocidental busca impor, a Rússia é hoje um líder energético indiscutível no planeta, e [o Ocidente] não conseguiu vencer a Rússia e não conseguirá”, afirmou Rodríguez.

A vice-presidente deu as declarações durante sua participação no fórum da Semana Russa de Energia, realizado em Moscou.
Rodríguez destacou o planejamento que a nação euro-asiática fez da sua participação energética nos mercados internacionais para enfrentar sanções econômicas.

“[…] a partir dessa agressão econômica, a Rússia conseguiu realocar os seus produtos direcionados para a Ásia, que passaram de 39% para 60%. Neste momento, o comércio de petróleo, petróleo bruto e gás russo é feito em rublos e moedas nacionais”, aponta.

Ela indicou ainda que, assim como a Rússia, a Venezuela é sancionada ilegitimamente.
Navio-tanque de gás natural liquefeito (GNL) Grand Aniva na primeira fábrica de GNL na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2024

“Não conseguiram derrotar a Venezuela. Acredito que são duras lições que esses processos de agressão dão aos centros hegemônicos, a um Ocidente que sempre teve uma visão de dois pesos e duas medidas em relação à abordagem energética e ao equilíbrio da economia internacional”, enfatiza.

Pouco antes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o seu país faz um balanço energético justo e ordenado, e que continua a ser um dos principais players do mercado mundial, apesar das dificuldades que enfrenta.
O fórum internacional da Semana Russa de Energia acontece de 26 a 28 de setembro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores  Corinthians goleia Fortaleza e avança para a semifinal da Copa Sul-Americana
Esta é a história mais recente.