Venezuela aceita entrar na lista de garantidores de diálogo entre o governo da Colômbia e o ELN


24767134

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aceitou nesta terça-feira (13) o convite oficial do governo colombiano para incluir seu país na lista dos garantidores da paz nas negociações entre o governo de Gustavo Petro e o grupo guerrilheiro colombiano Exército de Libertação Nacional (ELN).
O pedido para incluir a Venezuela na lista foi feito pouco após Petro restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países. As negociações com o ELN, o último grupo guerrilheiro remanescente na Colômbia, fazem parte de um projeto de pacificação da Colômbia, anunciado por Petro ainda em campanha.
Alvaro Leyca, futuro ministro das Relações Exteriores colombiano (no primeiro plano, à direita), fala junto a Carlos Faría, ministro das Relações Exteriores venezuelano (à esquerda), na cidade que faz fronteira com a Colômbia, San Cristobal, Venezuela, 28 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022

Tanto o convite de Petro quanto a resposta positiva de Maduro sinalizam a retomada das relações entre os países após anos de rusgas diplomáticas e confrontos na fronteira.
Antes mesmo de assumir, em 7 de agosto deste ano, Petro e Maduro discutiram a retomada da normalidade nas relações, e uma agenda de trabalho em prol do restabelecimento das relações diplomáticas foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Álvaro Leyva, e seu homólogo venezuelano Carlos Faría.
Anteriores A Fazenda 14: Ana Hickmann diz ter sido ignorada por André Marinho
Próxima F1: Engenheiro da Mercedes afirma que Red Bull tem o melhor conceito de carro