Vendas de carros usados caem 78% no RS após enchentes em maio


A catástrofe no Rio Grande do Sul impactou o mercado de carros usados no Brasil, que registra queda de 8,2% nas vendas em maio na comparação com o mês anterior, segundo balanço da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos (Fenauto). Apenas no estado, a baixa nas transferências foi de significativos 78%.

A Fenauto apontou, ainda, que entre os dias 07 e 26 de maio, nenhuma venda de veículo seminovo ou usado foi registrada no Rio Grande do Sul. Em abril, os revendedores gaúchos faturaram 97.584 veículos, enquanto em maio, apenas 21.184 unidades foram vendidas.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Enilson Sales, presidente da Fenauto, prevê que o setor levará um bom tempo para se recuperar plenamente da tragédia. O Rio Grande do Sul tem volume de vendas significativo para o segmento de carros usados no Brasil.

Veja também:

Ainda que a tragédia tenha afetado as vendas em maio, com baixa de 8,2%, o balanço da Fenauto mostra números positivos na somatória dos cinco primeiros meses de 2024 em comparação com 2023. Ao todo, 6.048.587 veículos usados e seminovos foram comercializados entre janeiro e maio, correspondendo a um avanço de 6,6% em relação a 2023.

O Volkswagen Gol voltou a ser o veículo usado mais negociado do Brasil em maio, com 58.209 transferências realizadas. Assim, o hatch da marca alemã superou Fiat Uno e Palio, que registraram as vendas de 32.118 e 30.669 unidades, respectivamente.

Entre os comerciais leves, a Fiat Strada vendeu 28.246 unidades no quinto mês do ano, superando as 17.422 transferências da Volkswagen Saveiro e 14.144 da Toyota Hilux.

Por fim, no segmento das motocicletas, a Honda CG foi o modelo mais buscado nos revendedores, com 67.794 registros em maio. Em seguida, surge a Honda Biz, com 31.388 unidades, e a Honda NX R150, com 27.603.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Suspeitos de ameaçar família de Alexandre de Moraes são presos pela Polícia Federal
Próxima Setrat e parceiros realizam blitz e palestras educativas em escolas e empresas da cidade