Venda de carros usados cai mais de 20% em janeiro; VW Gol lidera o ranking


Não foi só o mercado de carros zero km que tomou um tombo no primeiro mês de 2023 . O setor de veículos usados também registrou uma forte queda em janeiro deste ano. As vendas ficaram negativas: 1.061.651 transações contra 1.316.246 registradas em dezembro de 2022 — uma queda de 19,3%.

Se comparado com janeiro do ano passado, o número representa uma alta de 26,1%. Os dados incluem carros, comerciais leves, motos e caminhões e são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Se levarmos em conta somente os carros, o tombo é ainda maior: -21,6%. O mês de janeiro (considerado um período mais fraco para o comércio) terminou com 672.491 automóveis vendidos, ante as 857.666 unidades de dezembro do ano passado. Vale lembrar que o setor, como um todo, fechou 2022 com uma retração de 12% quando comparado a 2021.

Segundo o relatório da Fenauto, a razão para este início lento do setor se deve à expectativa ou espera do consumidor em relação ao desenrolar do cenário econômico com a mudança de agenda do país. Enilson Sales, presidente da entidade, diz que o “comportamento do mercado de seminovos e usados poderá variar de acordo com as medidas a serem adotadas pelo novo governo para a economia”.

Sales ressalta ainda que o quadro pode se repetir e afetar o segmento em 2023. “Estamos adotando uma análise mais cautelosa para os próximos resultados, já que prevemos uma acomodação do mercado nos primeiros meses do ano”, finaliza.

Confira abaixo quais foram os carros e comerciais leves usados e seminovos mais vendidos em janeiro de 2023.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Quantidade de droga não pode justificar negativa de tráfico privilegiado
Próxima Sema-MT emite carteira de pesca amadora ou esportiva pela internet