Venda de carros novos no Brasil volta ao nível pré-pandemia 5 anos depois


O Brasil já emplacou 1 milhão de veículos novos em 2024. A marca foi registrada na última terça-feira (11) e representa o melhor resultado da indústria brasileira desde 2019. Também é a primeira vez desde a pandemia do coronavírus que o número foi alcançado antes do final do primeiro semestre.

As informações foram divulgadas, nesta quarta-feira (12), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e o dado considera licenciamentos de carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Como comparação, no ano passado, o setor atingiu 1 milhão de licenciamentos só no dia 2 de julho, já no início do segundo semestre.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Vale lembrar que faltam pouco menos de 20 dias para o fechamento do balanço de vendas do mês de junho, o que significa que este número será ainda maior ao fim do primeiro semestre de 2024.

No balanço de vendas entre janeiro e maio deste ano, a Anfavea contabilizou o total de emplacamentos acumulados em 929.700. Assim, pouco mais de 70 mil veículos foram licenciados nos primeiros 11 dia do sexto mês do ano. Confira o número de licenciamentos entre janeiro e maio de 2019 a 2024:

Entre as 930 mil unidades vendidas durante os cinco primeiros meses do ano, 73,7% são automóveis, com 685,2 mil exemplares licenciados. Já a categoria de comerciais leves, registrou a venda de 190,5 mil unidades, enquanto as categorias de caminhões e ônibus emplacaram 46,8 mil e 7.122 modelos, respectivamente.

É importante mencionar, que apesar de as enchentes no Rio Grande do Sul terem impactado o setor automotivo, com queda de 24,9% da produção de veículos e 12% nas vendas de automóveis novos, segundo a Anfavea, o último mês foi o melhor maio desde 2019 em média diária de vendas, com um total de 194,3 mil unidades vendidas e média de 9.250 unidades emplacadas por dia.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores CNJ aprova norma que regulamenta porte de 4rm4 para policiais judiciais
Próxima AMM apoia o 1º Congresso Regional de Improbidade Administrativa