Venda de carros novos cresce em novembro e Brasil já acumula 1,9 milhão de unidades no ano


A venda de veículos novos registrou alta em novembro deste ano, comparando com mesmo período do ano passado. No 11º mês do ano, foram emplacados 201.649 automóveis e comerciais leves, contra 191.929, registrando crescimento de 5,1%.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com outubro, houve tímida queda, de 2,4%. A entidade justificou o fato com os três feriados do mês de novembro para o estado de São Paulo. “Tivemos estados importantes, como São Paulo, com apenas 19 dias úteis (foram 21 em outubro), o que afeta o número de emplacamentos,” esclareceu Andreta Jr, presidente da organização.

Apesar da queda em números absolutos sobre outubro, houve aumento de vendas diárias, o que pode indicar que a comercialização de carros novos está entrando nos eixos novamente. “Notamos queda nas taxas de juros e melhora no ambiente de crédito para o setor automotivo, devido à menor inadimplência e à queda, para 7,6%, na taxa de desocupação da população no trimestre (dados PNAD – Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio), que podem ter ajudado a destravar o mercado, especialmente, no varejo, para pessoas físicas”, concluiu o executivo.

Ainda que não esteja em seus melhores momentos, o mercado de carros novos registra boa alta acumulada no decorrer do ano. São 10,7% de aumento nas vendas em relação a 2022.

Somando automóveis e comerciais leves, em 2023 já foram vendidos 1.942.792 veículos. Dezembro deve fazer o mercado superar os 2 milhões de emplacamentos com tranquilidade.

A Fiat foi a fabricante que mais vendeu automóveis e comerciais leves em novembro, com 44.269 emplacamentos, e conquistando 22% do mercado. Ela é seguida por Volkswagen, com 30.119 vendas, e Chevrolet com 27.037.

No acumulado do ano a vantagem da montadora italiana é ainda maior. Enquanto ela somou 428.712 emplacamentos, tendo 22,1% de representatividade no mercado nacional, a Volkswagen registrou 301.428 vendas.

No entanto, quando o assunto é apenas automóveis, é a fabricante alemã que leva a melhor. Foram 26.091 carros emplacados em novembro, contra 25.710 da Fiat.

Isso acontece porque a Fiat Strada, modelo mais vendido de nosso mercado, fica enquadrado entre os comerciais leves. Já o Polo, que é o modelo de maior saída da VW, é registrado como automóvel. Sem a somatória das vendas de Strada e Toro, nesse critério, a Volkswagen se sobressai.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Meta, Microsoft e TIM devem indenizar vítima de golpe do SIM swap em R$ 20 mil!
Próxima Em Maceió, Defesa Civil reduz nível de alerta para colapso no entorno de mina da Braskem