Com cada vez mais ofertas no mercado, os veículos elétricos e híbridos têm crescido também nas vendas de usados e seminovos, com uma alta de 76,5% em um ano. Os números são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
De janeiro a setembro de 2023, foram 25.263 unidades negociadas contra 14.314 no mesmo período do ano passado. No mês, foram 3.356 comercializações. Portanto, em relação a agosto, quando 3.356 usados eletrificados foram vendidos, houve uma queda de 9,6%.
A Toyota domina este segmento e lidera com o Corolla Hybrid que teve 793 unidades negociadas no mercado de usados em setembro. A marca também aparece na segunda colocação do ranking com o Corolla Cross Hybrid, com 455 comercializações. Em terceiro está o Volvo XC60, que teve 191 vendas no mês.
Os carros, aliás, é que dominam o segmento de elétricos ou híbridos usados. Do total de vendas, 3.494 foram da categoria. Logo depois vêm as motos, com 145. Comerciais leves ainda são poucos: foram somente 34 vendas. Entre os pesados, foram apenas 19. Outros veículos foram responsáveis pelas 20 unidades restantes.
Antes de conferir o ranking dos carros usados mais vendidos, é importante entender como funciona a tabela da Fenauto. No caso da BMW, é indicado “Série X”, mas isso pode englobar diferentes modelos, como X3 e X5, por exemplo, que são híbridos, ou o iX, que é elétrico. Portanto, na soma da Fenauto, tudo isso entra numa conta só, sem especificar a quantidade de cada carro.
Já no caso do Volvo XC40, o SUV pode ser tanto híbrido quando elétrico, porém, se tratando do mesmo modelo. Aqui a soma é mais lógica do que do BMW Série X.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews