Veja quais são os cinco carros elétricos mais potentes do mundo


Há aqueles que ainda não se convenceram de que os carros elétricos podem, sim, oferecer uma boa dose de adrenalina. Claro que você não vai ouvir mais no futuro o ronco de um motorzão (a não ser artificial…), mas o frio na barriga proporcionado por uma aceleração, por falta de palavra melhor, estúpida é realmente difícil de descrever.

Esqueça atrasos, trancos e turbolags irritantes: o torque instantâneo e a ausência de uma transmissão tradicional tornam tudo mais intenso, rápido e uma experiência que vale a pena conferir quando você, descrente, tiver a oportunidade. E olha que estamos falando até dos carros mais comuns movidos à eletricidade, já que pouquíssimas pessoas no planeta poderão dirigir as belezinhas abaixo.

Quase todos os hiperesportivos elétricos são modelos exclusivos, construídos artesanalmente, em edições limitadíssimas (e invariavelmente com todas as unidades vendidas mesmo antes de a produção começar) e preços que ultrapassam a casa dos milhões. Mas a sensação de chegar aos 100 km/h em menos de dois segundos deve ser impressionante.

Pensando nisso, Autoesporte listou abaixo quais são os cinco carros elétricos mais potentes do mundo. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os números de aceleração e de velocidade máxima foram aferidos pelas próprias montadoras e não por órgãos e publicações especializadas.

A quinta posição já começa com uma polêmica. Com a segunda geração anunciada em 2017, o Tesla Roadster ainda não entrou em produção (assim como a Cybertruck…), mas as primeiras entregas são esperadas para 2023. Em meio a boatos de que Elon Musk teria desistido do projeto, ainda não há nada que confirme a informação, então ele segue como um dos modelos mais aguardados do ano.

Equipado com três motores elétricos – um na dianteira e dois na traseira -, o Roadster deverá entregar uma potência combinada de 1.495 cv e incríveis 1.009 kgfm de torque. Segundo a Tesla, isso fará com que o carro chegue aos 100 km/h em 1,9 segundo, mas um pacote opcional chamado SpaceX (como a empresa aeroespacial de Musk) promete o cumprimento da prova em 1,1 segundo, lhe garantindo o título de carro mais rápido do mundo.

A autonomia deve encostar nos 1.000 km, segundo a fabricante. Mas talvez o que mais chame a atenção é o preço anunciado: a partir de R$ 1,32 milhão – ainda proibitivo para muitos bolsos, mas bem inferior ao do restante da lista, como você verá abaixo.

A italiana Pininfarina é responsável pelo design de alguns dos carros mais belos já produzidos na história da indústria automotiva. Por ser especializada em carrocerias, toda a estrutura de fibra de carbono e a mecânica do Battista pertencem ao… Rimac Nevera, o terceiro colocado da lista!

Sua potência é ligeiramente inferior à do hiperesportivo croata, mas os 1.902 cv ainda impressionam, tanto que lhe garantiram a quarta posição. Já o alcance fica em 500 km. Quanto ao desempenho, o carro cumpre o 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e atinge 350 km/h. Preço? R$ 11,6 milhões.

Os 1.914 cv do Rimac Nevera são provenientes de quatro motores elétricos (um em cada roda, com 299 cv dianteiras e 636 cv nas traseiras) que entregam vetorização de torque e funções de controle de estabilidade. Com laços com marcas como Porsche e Bugatti, o modelo chega aos 100 km/h em apenas 1,85 segundo e atinge velocidade máxima de 415 km/h.

A autonomia de quase 550 km impressiona pela potência extrema do veículo. Cada uma das 150 unidades que serão construídas custam mais de R$ 12 milhões.

Um carro desconhecido fica com a medalha de prata: o Aspark Owl. Fabricado por uma empresa japonesa, o modelo tem quatro motores elétricos para entregar 2.012 cv e 204,1 kgfm de torque. Terá apenas 50 unidades fabricadas, cada uma custando aproximadamente R$ 16 milhões.

Mesmo perdendo o título de mais potente, o 0 a 100 km/h do Owl é cumprido em 1,72 segundo, o que o torna o carro com a aceleração mais rápida do mundo. Segundo a marca, ele pode alcançar 395 km/h de velocidade máxima.

Dos 130 Lotus Evija que serão construídos, apenas oito unidades farão parte da série especial que homenageia o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi – todas já vendidas por cerca de R$ 14,8 milhões. Com quatro motores de praticamente 510 cv, um em cada roda, o hiperesportivo entregará quase 2.040 cv e será, de longe, o carro elétrico mais potente do mundo.

Segundo a fabricante inglesa, a aceleração de 0 a 100 km/h será feita abaixo da marca de 2 segundos. Apesar de não ser peso-pena por conta das baterias, o conjunto dá conta com folga de seus 1.700 kg. Já o alcance fica em pouco mais de 320 km.

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Fonte: direitonews

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