Um estudo realizado pela Mobiauto, plataforma de tecnologia do setor automotivo, encomendado pela Autoesporte, mostrou a variação de preço dos principais SUVs compactos à venda no Brasil ao longo de um ano. O relatório usou dados de veículos novos e usados mapeados entre os milhares de anúncios de lojistas e vendedores particulares registrados na plataforma.
Com isso, foi possível aferir o quanto alguns modelos valorizaram ou depreciaram entre maio de 2024 e maio de 2025 (período escolhido para a análise). O estudo também analisou outros fatores, como o preço na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), quilometragem e condição do veículo anunciado, bem como o histórico e dados de vendas do modelo no mercado.
Os resultados obtidos servem tanto para orientar o consumidor interessado na hora de fechar negócio quanto para avaliar o comportamento do modelo em termos de procura e aceitação do público.
No ranking dos SUVs compactos mais valorizados, o destaque ficou por conta do Hyundai Creta. O sul-coreano alcançou 9,09% de valorização de um ano para o outro e demonstrou boa aceitação por parte do mercado. O mesmo vale para o Honda HR-V, com alta de 5,22% na média de preço.
Na sequência, aparecem o Fiat Pulse e os Renault Kardian e Duster. Por fim, Volkswagen Nivus, Chevrolet Tracker e T-Cross, neste ordem, completam a lista.
Na tabela de desvalorização, outro SUV sul-coreano ficou em destaque — mas neste caso de maneira negativa. De 2024 para 2025, o Kia Stonic perdeu 9,24% de seu valor, sendo campeão no quesito desvalorização entre os utilitários esportivos compactos.
Logo em seguida aparecem os franceses Citroën C3 Aircross e Peugeot 2008— este da geração passada, ainda fabricada em Porto Real (RJ). O ranking traz ainda modelos da Stellantis, como Jeep Renegade e Fiat Fastback, o Caoa Chery Tiggo 5X e o Nissan Kicks.
Considerado um dos mais competitivos do Brasil, o segmento de SUVs compactos vive momento de franco crescimento no mercado. Em 2024, a categoria alcançou participação de quase 25% nas vendas totais de veículos, somando 618.231 unidades emplacadas. O resultado representou alta de 14,86% sobre 2023 e avanço de significativos 31,4% na comparação com o total de 2022 (470.464).
Os números refletem a preferência do consumidor brasileiro por utilitários esportivos e tendem a subir ainda mais com a chegada de novos competidores na categoria.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews