Veja os carros novos menos vendidos do Brasil em 2023; lista vai de Chevrolet a McLaren


Você confere os carros novos mais vendidos do Brasil mensalmente aqui na Autoesporte. Em julho, por exemplo, o Volkswagen Polo liderou as vendas com mais de 16 mil unidades emplacadas. Por outro lado, no primeiro semestre do ano, a Fiat Strada apareceu no topo com mais de 61 mil exemplares vendidos. Mas quais são os veículos zero-quilômetro menos emplacados do país? Quem domina a parte de baixo da tabela?

Para responder a essa pergunta, Autoesporte traz uma lista com os 30 carros que menos emplacaram em 2023. A tabela inclui 15 fabricantes diferentes — entre elas, até as tradicionais Chevrolet, Ford e Toyota estão presentes. Mas quem lidera mesmo é a Audi com cinco modelos (veja abaixo).

Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) com emplacamentos feitos até julho de 2023 no Brasil.

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Desta forma, o carro menos vendido no ano foi o Kia Cerato. Mas há uma explicação para essa liderança. O sedã, na verdade, deixou de ser importado neste ano e zerou as unidades em estoque. Depois disso, saiu de linha no mercado. Ao todo, foram apenas 15 unidades emplacadas em 2023.

Dois modelos compartilham a segunda colocação: Toyota Corolla GR e Hyundai Ioniq. A dupla emplacou 17 unidades no ano, mas desembarcou há pouco tempo no país.

O hot-hatch, por exemplo, começou a ser comercializado apenas em julho e, vale lembrar, em um lote inicial de 99 unidades. Já o híbrido da Hyundai chegou às concessionárias em março. Antes disso, o sedã só era oferecido em modalidade de aluguel.

Logo em seguida, quem aparece é a dupla da Audi: e-tron GT e RS6 Avant. Os modelos emplacaram 22 e 23 exemplares, respectivamente, ao longo dos sete primeiros meses do ano. A fabricante alemã, aliás, tem outros três carros na lista: A3, A4 e A5e é quem tem mais automóveis no ranking.

Mas quem surpreende por aparecer apenas na sétima colocação da lista de menos vendidos é o McLaren Artura. O esportivo, que custa nada menos que R$ 2,37 milhões (e é o mais caro do ranking), registrou 30 emplacamentos em 2023. Ou seja, vendeu a mesma quantidade que o Mercedes-Benz Classe A e apenas oito unidades a menos que o Chevrolet Bolt.

Só que essa não é a única surpresa. O BYD Dolphin, lançado no fim de junho, ocupa apenas a 18º colocação da tabela. Isso porque o hatch elétrico vendeu 97 unidades em menos de dois meses e já fica pouco atrás do rival JAC E-JS1, que garantiu 260 vendas em 2023.

No entanto, apesar de uma espécie de sucesso do Dolphin, a lista não beneficia muito os elétricos e híbridos. Dos 30 carros menos vendidos do Brasil, 18 deles têm algum tipo de eletrificação. Ou seja, mais da metade da tabela. Confira:

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Fonte: direitonews

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