Veja os 17 carros elétricos que serão lançados no Brasil ainda em 2024


Só nos primeiros seis meses deste ano, 31.204 carros elétricos foram vendidos no Brasil. O aumento é de impressionantes de 726,1% se comparado com os 3.777 do mesmo período de 2023. E o provável é que os números aumentem cada vez mais. Isso porque pelo menos 17 automóveis movidos somente a bateria serão lançados no país ainda em 2024.

Mais do que isso, os carros elétricos que chegarão ao mercado a partir deste mês são de 12 fabricantes diferentes, de acordo com um levantamento da Autoesporte. A lista inclui SUVs, sedãs, hatches e até picapes. Veja abaixo:

A Audi confirmou a chegada do Q6 e-tron para setembro ou outubro no Brasil. O SUV elétrico com baterias de 100 kWh será o principal lançamento da marca alemã em 2024. O modelo tem 4,71 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,64 m de altura e 2,89 m de distância entre-eixos. A versão de entrada pode desenvolver 387 cv de potência. Segundo a marca, vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e pode rodar até 620 km no ciclo WLTP, que é o padrão europeu.

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O Chevrolet Blazer EV, será o primeiro a chegar. O primeiro lote do carro, aliás, até já desembarcou no Porto de Vitória (ES). Além disso, o modelo já havia sido flagrado rodando pelas ruas de São Bernardo do Campo (SP). O SUV elétrico deve ser disponibilizado apenas na versão esportiva RS, que tem dois motores que entregam 565 cv e 89,5 kgfm. As baterias são de 85 kWh e a autonomia é de 450 km, de acordo com a Chevrolet.

Já a versão elétrica do Chevrolet Equinox (que não tem nada a ver com o SUV que conhecemos no Brasil) chega em nova geração. O modelo cresceu e agora tem 4,65 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. Ainda não há informações sobre motorização.

O Citroën Ami será o primeiro veículo elétrico da marca no Brasil. Trata-se de um quadriciclo elétrico com jeito de minicarro que tem baterias de 5,5 kWh. O compacto, já testado pela Autoesporte, é vendido na Europa, onde pode ser pilotado por jovens a partir de 14 anos. São apenas 2,41 metros de comprimento. O conjunto mecânico utiliza um motor elétrico de 8 cv de potência. A autonomia é de 80 km, de acordo com o ciclo WLTP.

O Hyundai Ioniq 5, mostrado em 2021, já era uma promessa para este ano. O hatch médio tem 3,00 m de entre-eixos, baterias de 84 kWh e é vendido em configurações equipadas com um ou dois motores elétricos. Na versão topo de linha, que provavelmente será a escolhida para o Brasil, a potência combinada pode chegar a 305 cv e o torque a 61,7 kgfm. A autonomia chega a 500 km no ciclo WLTP.

A JAC vai abrir uma brecha em sua linha elétrica para trazer a Hunter ao Brasil. Isso porque a picape terá uma configuração 2.0 turbodiesel. Só que a versão elétrica também será vendida. São 204 cv e 30,1 kgfm, além de tração 4×2 traseira. A capacidade da bateria vai subir dos atuais 65,3 kWh da iEV-330P para 77 kWh, melhorando a autonomia para 226 km.

O EV5 é um SUV médio de porte similar ao de um Volkswagen Tiguan. São 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura e distância entre eixos de 2,75 m. O motor elétrico dianteiro entrega 217 cv e 31,6 kgfm de torque. Já a bateria é de 64,2 kWh.

O EV9 é bem maior. São 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos. A versão que chega ao Brasil é a GT-Line, com apelo esportivo no visual. O conjunto mecânico tem dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 kgfm. Já as baterias de 99,8 kWh garantem alcance de 431 km no ciclo americano.

A nova geração do Mini Cooper, que Autoesporte já testou com exclusividade, vai estrear no país ainda em julho. Mais para o final do ano é a vez de o inédito Aceman, uma opção intermediária. O hatch é fabricado na China e virá ao Brasil em duas versões, uma de 184 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. Já a bateria de 42,5 kWh fornece uma autonomia de 310 km (WLTP). O carro ainda cumpre o 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge 160 km/h de velocidade máxima. Já a opção topo de linha, Aceman SE, vem com 218 cv e 33,6 kgfm de torque. A bateria e autonomia são maiores: 54,2 kWh e 406 km (WLTP).

Estreante em nosso mercado, a chinesa Neta promete três lançamentos para inaugurar a operação no Brasil. Um deles é o esportivo GT, que tem potência que varia entre 231 cv e 462 cv, dependendo da versão.

Já o Neta Aya pode chegar ao país com uma proposta de SUV elétrico de entrada. Com 4,07 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos, seria um concorrente para o futuro BYD Yuan Pro. Tem motor de 95 cv e baterias de 40,7 kWh, prometendo autonomia de 401 km.

O Omoda 5 é um SUV cupê elétrico que deve ser lançado no Brasil até agosto. O modelo é que vai selar o início da operação Omoda Jaecoo no país. Na versão elétrica, o carro tem motor elétrico dianteiro com 204 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. O conjunto de baterias de 61 kWh rende uma autonomia de 450 km no ciclo europeu WLTP.

O Porsche Macan será o elétrico mais barato da marca no Brasil. Sim. O SUV já tem até preço por aqui e vai partir de R$ 580 mil. São duas versões: Macan 4 e Macan Turbo. Ambas têm dois motores, sendo o 4 com 408 cv e 66,3 kgfm de torque, e o Turbo com 638 cv e 115,2 kgfm. A opção de entrada tem autonomia prevista entre 665 km e 784 km. Já o Turbo alcança entre 518 km e 591 km.

A Volvo segue firme no compromisso de vender somente carros elétricos no mundo – e no Brasil – a partir de 2030. E o mais novo passo da marca sueca nesse sentido é o EX90. A versão elétrica do XC90 é equipada com dois motores elétricos. Desta forma, são 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque. A tração é integral. Já a autonomia, segundo a Volvo, é de 600 km (WLTP).

A marca que fecha a lista é também uma estreante em nosso mercado. A Zeekr é parte do grupo Geely, também dona da Volvo. Até o fim do ano, os chineses preparam dois lançamentos. O X é um SUV que chega a entregar 428 cv de potência. Já o 001 é um sedã alcança absurdos 789 cv e acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,2 segundos.

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Fonte: direitonews

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