O Citroën C3 agora é o carro com motor turbo mais barato do Brasil após a chegada de sua nova versão, YOU!, por R$ 95.990. E como o desejo dos brasileiros têm virado os carros turbinados nos últimos anos, fizemos uma lista com os 10 modelos mais baratos do país em 2024. Autoesporte também fez uma lista recente com 5 usados turbo que são boas opções de compra.
Por R$ 114.990, o sedã compacto é equipado com motor 1.0 turboflex GDI de três cilindros e ocupa a décima posição no ranking. Seu conjunto mecânico entrega até 120 cv e 17,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas.
A versão indicada, Comfort Plus, vem de série com itens como rodas de liga leve de 16 polegadas, quadro de instrumentos semidigital com tela de 3,5”, faróis automáticos com sensor crepuscular, sensor de estacionamento e volante com regulagem de altura e profundidade.
O SUV compacto tem um empate de preços com o HB20S em sua versão de 5 lugares. Isso porque, a configuração com terceira fileira de bancos, a Feel Turbo AT, custa R$ 118.390. O motor é o 1.0 flex de três cilindros com injeção direta de 130 cv e 20,4 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Apesar da boa suspensão e espaço interno — como mostramos em nosso teste —, o acabamento é simples e o pacote de equipamentos não tem ar-condicionado digital ou ajuste de altura para os cintos de segurança.
O modelo não é o único sedã da lista, mas carrega o título de único sedã turbo manual do Brasil. Assim, a caixa de câmbio MQ200 de cinco marchas é aliada ao motor 1.0 TSI de três cilindros e injeção direta com potência de 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Por se tratar de uma versão de entrada, o acabamento é simples, mas oferece quadro de instrumentos digital, central multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução.
Lançado em março, o SUV compacto é vendido em três versões (Evolution, Techno e Premiere Edition) equipadas com o mesmo conjunto mecânico: 1.0 flex TCe com injeção direta que entrega até 125 cv e 22,4 kgfm . O câmbio é automatizado EDC de dupla embreagem com seis marchas.
A configuração de entrada vem de série com faróis de LED, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de 7″, paddle-shift, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado digital. E é mais barata que as versões de entrada de seu rivais com motor turbo Fiat Pulse e VW Nivus.
Com mesmo conjunto mecânico do irmão sedã já citado, a versão Comfort Plus do Hyundai HB20 também oferece câmbio automático de seis marchas. O acabamento e lista de itens de série são exatamente os mesmos do irmão maior, por se tratar da mesma versão, o que também inclui central multimídia flutuante de 8″ com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Sedã compacto mais barato da lista, o Chevrolet Onix Plus é o líder de vendas do segmento e já emplacou 34.771 exemplares em 2024, de acordo com a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias. O modelo oferece motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Sem alterações desde o lançamento da segunda geração, em 2019, a família Onix vai mudar em breve, como antecipado por Autoesporte.
A versão fica entre as versões MPI e TSI do hatch mais vendido do Brasil, que oferece motor 1.0 TSI de três cilindros, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas. O modelo ainda tem central multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional e o sistema Post Collision Brake, que aciona os freios após colisão para minimizar riscos.
O hatch tem exatamente o mesmo conjunto 1.0 turbo do sedã e fica com a medalha de bronze nessa lista. Entre os equipamentos, o modelo traz faróis com acendimento automático e sensor crepuscular, sensor traseiro de estacionamento e central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
O hatch francês tem o mesmo motor 1.0 turbo de três cilindros que equipa o primeiro colocado da lista e é o primeiro abaixo da faixa dos R$ 100 mil. Com os 130 cv e 20,4 kgfm de torque, o modelo cumpre o zero a 100 km/h em 9,2 segundos e era, até então, o mais rápido do segmento. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas. A lista de equipamentos traz botão de partida, ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, sensor de estacionamento, câmera de ré e central multimídia de 10,3″.
O compacto chegará às concessionárias nos próximos dias, e por R$ 95.990 é o carro com motor turbo mais barato do país. O propulsor também é aliado ao câmbio do tipo CVT que simula sete marchas. Vale dizer que esse motor também equipa carros Fiat Pulse, Fastback, Strada, o novo 2008, além do SUV da mesma marca, Basalt. O hatch, por ser mais leve que o 208, cumpre a marca de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h.
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Fonte: direitonews