O índice de roubos e furtos no estado de São Paulo registrou queda de 11% no primeiro trimestre deste ano, com 18.961 ocorrências. A título de comparação, o mesmo período em 2023 apontou para 21.354 roubos e furtos, segundo dados da Ituran Brasil com informações apuradas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Entre o período estudado nos dois anos, entretanto, não houve grandes mudanças quanto ao ranking de veículos mais visados para a prática. Isso porque, o Volkswagen Gol segue como o modelo que apresenta mais registros de roubos e furtos no estado, com 1.342 ocorrências nesse recorte de tempo. Chevrolet Onix e Fiat Uno trocaram de posição, quando comparados ao ranking de 2023. Neste ano, o compacto da GM ocupa o segundo lugar na lista, seguido pelo Uno, com registro de 885 e 868 casos, respectivamente. Confira lista dos veículos mais roubados no primeiro trimestre de 2024 e compare com o ano passado:
Paralelo à queda de 11% no total de ocorrências apresentada pelo estudo, analisando os dados por veículo, é possível chegar à diminuição em 17% nas ocorrências para o líder do ranking e 16% para o segundo lugar. Por fim, o maior índice de queda fica com o Fiat Uno, que registrou diminuição em 27% na quantidade de exemplares roubados e furtados no período analisado.
Ao comparar o ranking desde ano com o do ano passado ainda, é possível perceber que houve a substituição de um modelo por outro na lista: é o caso do Renault Sandero, que no ano passado ocupava a décima posição no ranking. Em 2024, o hatch compacto não compõe mais a lista. Sua vaga passou a ser ocupada pela Fiat Strada, que segundo a Ituran Brasil, é o oitavo carro mais roubado em São Paulo. Vale ressaltar que a picape compacta é o modelo que mais vende no Brasil em 2024, com 49.050 emplacamentos acumulados até o mês de maio.
Outro destaque vai para o fato de que entre os modelos mais visados para a prática no primeiro trimestre, apenas quatro ainda possuem gerações atuais em linha de produção: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e Fiat Strada. Isso mostra que veículos mais antigos ainda são o alvo principal, e segundo a entidade responsável pelo estudo, a razão pode ser a maior procura por peças desses modelos no mercado paralelo, bem como a alta demanda de peças e necessidade de manutenção.
A capital paulista, apesar de ainda liderar o ranking entre as cidades do estado com maior índice de roubo e furto de veículos, apresentou queda de 3% nas ocorrências durante o período estudado. Assim, enquanto no primeiro trimestre do ano passado houve registro de 9.158 casos, este ano o número caiu para 8.858. Entre os bairros com maior índice para a prática estão Tatuapé, Itaquera, Vila Matilde e Sapopemba, todos concentrados na Zona Leste da cidade.
Considerando outras cidades do estado que completaram o estudo, Guarulhos foi o único município que apresentou crescimento para a prática de roubo e furto de veículos. Assim, o índice subiu 14%, e os casos passaram de 722 no primeiro trimestre de 2023 para 825 no mesmo período em 2024. Outros municípios como Santo André, São Bernardo dos Campos e Campinas apresentaram redução, assim como a capital, com queda no percentual de 21%, 13% e 4%, respectivamente.
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Fonte: direitonews