Veja os 10 carros híbridos mais vendidos no primeiro semestre de 2023


RESUMO DA NOTÍCIA

Ainda longe de serem protagonistas, os carros híbridos vêm conquistando seu espaço no mercado brasileiro. Entre as versões leves, paralelas e plug-ins, foram vendidos mais de 28 mil veículos do segmento no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

No ano passado, as vendas de híbridos fecharam em quase 41 mil unidades, ou seja, a previsão é de que 2023 supere com folga os números de 2022.

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A Toyota segue como destaque nos emplacamentos, com o Corolla Cross e o Corolla sedã liderando a lista dos mais vendidos com folga, totalizando 9.002 carros com os dois modelos somados entre janeiro e junho.

Mas marcas novas no mercado estão chegando com força: o Haval H6, da GWM, registrou 2.160 emplacamentos com suas três versões híbridas e o BYD Song Pluspassa dos 1.000 carros comercializados no período. Completando a trinca chinesa, a Caoa Chery tem três modelos no ranking dos mais vendidos.

Confira o Top 10 dos híbridos mais emplacados no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2023.

O SUV híbrido que domina as vendas do segmento é equipado com motor 1.8 aspirado de até 101 cv combinado a um elétrico de 72 cv para entregarem, juntos, 122 cv. A Toyota não divulga o torque combinado. Um dos grandes trunfos é o consumo: 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina na cidade e 9,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, na estrada.

Conheça mais sobre as versões e equipamentos da linha 2024 aqui.

Com o mesmo conjunto mecânico do Corolla Cross, o sedã é queridinho no mercado brasileiro há muitos anos — então a versão híbrida não poderia ser diferente. Dessa forma, o modelo segue firme na segunda colocação e forma com o “irmão” a dobradinha de outro da Toyota.

Apesar de o sedã não receber novidades nos últimos tempos, veja como se comporta o hatch esportivo GR Corolla.

Híbrido leve (sistema que recupera energia das frenagens e usa uma bateria de 48V para auxiliar o motor a combustão em determinadas situações), o modelo é equipado com conjunto que combina o 1.5 turboflex com um pequeno gerador elétrico para chegar aos 160 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT e simula nove marchas.

Veja o teste completo do Tiggo 5x Pro Hybrid aqui.

Entre os carros do segmento premium, o XC60 se destaca há bastante tempo, mesmo com preços acima de R$ 400 mil. O modelo tem uma mecânica complexa, já que traz motor 2.0 turbo com sistema de 48V, mas há ainda um propulsor elétrico no eixo traseiro que faz o sistema entregar 462 cv e 72,3 kgfm de torque.

A linha 2024 estreia no segundo semestre, mas quase não terá mudanças, confira aqui.

Recém-chegado ao Brasil, o grupo chinês GWM (Great Wall Motors) traz o Haval H6 em três versões, sendo uma híbrida convencional (que não tem recarga externa) e duas plug-in (carregadas na tomada). A opção HEV é carregada pela força de frenagem e desacelerações e combina motor 1.5 turbo a gasolina a um elétrico para entregar 243 cv e 54,1 kgfm de torque. Já as demais PHEV trazem o mesmo motor 1.5 turbo aliado a dois motores elétricos para desenvolver 393 cv de potência e 76 kgfm. Por ora, o SUV médio é importado da China, mas será produzido em Iracemápolis (SP) no futuro.

Veja o teste do H6 na versão de entrada aqui e na configuração esportiva GT aqui.

Outro modelo que vem ganhando espaço no mercado é o Tiggo 8 por seu bom custo-benefício, já que é espaçoso, bem equipado e parte de R$ 240 mil — bem menos que boa parte dos concorrentes com as mesmas características. O SUV é equipado com dois motores elétricos que somados ao 1.5 turbo entregam 317 cv e 56,6 kgfm de torque.

Assista ao vídeo contando tudo sobre o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid aqui.

O grande destaque do novato BYD Song Plus é sua economia de combustível: segundo o Inmetro, o SUV roda 38,4 km/l na cidade e 28,1 km/l na estrada com gasolina (o equivalente ao de uma moto). O chinês combina o motor 1.5 aspirado a combustão a uma unidade elétrica abastecida que desenvolvem 235 cv de potência e 40 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT.

Quer saber mais sobre o Song Plus? Leia o teste aqui.

O Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (que nome comprido!) tem o mesmo conjunto mecânico com sistema híbrido leve de 48V do irmão Tiggo 5x. Também tem a vantagem de oferecer um bom custo-benefício, já que é tabelado em R$ 180 mil.

Quer saber mais como funciona a tecnologia híbrida leve? Confira aqui!

No processo de renovação da linha Cayenne no Brasil, a Porsche deixou de importar temporariamente a versão híbrida, já que o SUV acaba de ser renovado lá fora. Por isso, os números de vendas do modelo não devem aumentar no segundo semestre, uma vez que a nova versão plug-in só chega em 2024.

Enquanto o híbrido não vem, confira a avaliação do Cayenne Turbo GT 2024.

Primeiro híbrido da Audi, o Q5 combina motor 2.0 TFSI de 252 cv e 37,7 kgfm a um elétrico de 143 cv e 35,7 kgfm. Juntos, entregam uma potência de 367 cv e 51 kgfm de torque combinados. O câmbio é automático de sete marchas.

Leia a avaliação completa aqui.

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Fonte: direitonews

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