Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg mostra que 51% dos eleitores desaprovam o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47,9% aprovam e 1% não soube responder.
Em comparação com a pesquisa de julho, a taxa de desaprovação subiu de 49,7% para 51%, dentro da margem de erro de 1 ponto percentual. Já a aprovação caiu de 50,2% para 47,9%, uma variação ligeiramente acima da margem de erro.
O levantamento também avaliou a percepção sobre o governo petista: 51,2% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, 43,7% avaliam como boa ou ótima, e 5,1% classificam como regular. Entre julho e agosto, houve aumento nas avaliações negativas e queda nas positivas, ambas acima da margem de erro, enquanto a avaliação regular se manteve estável.
Segundo a pesquisa, houve uma reversão da tendência de queda na desaprovação registrada desde maio e da alta na aprovação observada a partir de junho. Em julho, a popularidade de Lula e do governo federal havia sido impulsionada pela campanha de defesa da soberania nacional, em resposta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas aos produtos brasileiros. Na pesquisa de julho, as avaliações de ruim/péssimo (48,2%) e ótimo/bom (46,6%) ficaram tecnicamente empatadas, situação que não se repetia desde novembro de 2024, segundo a série histórica do levantamento.
O estudo entrevistou 6.238 eleitores de 20 a 25 de agosto de 2025, por meio de questionário online, com margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Fonte: gazetabrasil