Veja as marcas que mais venderam carros no mundo em 2024


Poucos dias após Toyota e Volkswagen anunciarem seus números de vendas em 2024, a consultoria MarkLines, parceira da Autoesporte, divulgou um ranking completo de vendas de veículos por fabricante no ano passado. E a lista ratifica a informação publicada no final de janero, com a marca japonesa na liderança, com quase 10 milhões de unidades vendidas.

Na sequência, aparecem o grupo alemão Volkswagen, que também inclui vendas de marcas como Audi, Porsche, Seat e Skoda, o conglomerado sul-coreano Hyundai Kia, General Motors e Stellantis, dona de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, entre outras. Veja o ranking completo:

Ainda que as fabricantes listadas acima estejam no topo da pirâmide automotiva, todas fecharam 2024 com queda nas vendas. A GM, por exemplo, viu os números caírem expressivos 9,5%. Já a Stellantis teve o volume total reduzido em 8,7% e a Toyota, em 7%.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Por outro lado, as chinesas apresentaram crescimentos expressivos, subindo na lista das maiores fabricantes do mundo. A BYD, por exemplo, cresceu 43,9%, superando a Ford e a marca de 4,5 milhões de unidades vendidas. É também a marca da China mais bem colocada no ranking, em sétimo lugar.

Entre as 20 marcas que mais venderam carros em 2024 ainda aparecem outras cinco chinesas: Geely (11º), Chery (13º), Changan (16º), GWM (18º) e Saic (19º). De todas, apenas a última teve queda nas vendas. Confira abaixo a lista completa com o volume de cada marca, além da variação em relação a 2023:

Vários motivos levaram a Toyota à liderança global pelo quinto ano consecutivo, mesmo com um catálogo de carros mais enxuto que o da Volkswagen. Primeiro, a marca japonesa tem grande oferta de veículos com motores a combustão e modelos totalmente elétricos ainda não se tornaram a base de sua estratégia comercial.

Enquanto fabricantes europeias iniciavam a transição energética para carros a bateria, a Toyota adotou a abordagem conservadora de não declarar o fim dos motores a gasolina e diesel. Carros com conjuntos híbridos plenos (HEV) e plug-in (PHEV) fazem o meio-termo das tecnologias. Na contramão, quase todas as marcas do Grupo Volkswagen focam na eletrificação total, como as linhas ID (da própria VW) e e-tron (da Audi).

Outro ponto notável na estratégia da Toyota é que sua linha de veículos aborda praticamente todos os segmentos existentes. Desde os carrinhos de baixo custo da Daihatsu, passando pelas caminhonetes da Toyota e chegando aos SUVs ultra luxuosos da Lexus, a marca japonesa oferece modelos para todos os gostos e bolsos.

Assim, o catálogo também é versátil para atender as mais diversas partes do mundo. Clientes do Oriente Médio e de parte da África gostam das caminhonetes Hilux e Tacoma, e do SUV Land Cruiser; modelos urbanos como os sedãs da Lexus e o próprio Corolla agradam os motoristas norte-americanos; e na América do Sul, o Corolla Cross se tornou o carro mais vendido da marca.

De acordo com a Federação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), a Toyota emplacou 203 mil veículos no Brasil em 2024, ficando na quinta colocação, atrás de Fiat (521 mil), Volkswagen (400 mil), General Motors (314 mil) e Hyundai (206 mil).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Painel em fórum discute demandas da citricultura brasileira para a colheita de citros
Próxima Polícia vai ouvir testemunhas de acidente aéreo que deixou dois mortos em SP