Antes do avanço incontestável dos SUVs no Brasil, os sedãs médios viveram sua ‘era de ouro’ como um dos segmentos mais importantes do mercado nacional. O auge da categoria rendeu lançamentos de peso e deixou de herança para o setor de usados um amplo leque de opções. Para quem busca um veículo seminovo com amplo espaço, conforto e dirigibilidade, um três-volumes médio é sem dúvidas a melhor indicação.
Pensando nisso, Autoesporte reuniu em lista cinco sedãs médios por até R$ 65 mil com boas características, dinâmica e técnicas para quem deseja entrar na categoria. Os preços foram consultados na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos valores do mês de maio. A lista inclui veículos com anos de fabricação entre 2013 e 2017 de diferentes marcas e versões. Confira!
Considerado um dos nomes mais lembrados do mercado quando o assunto é sedã de porte médio, o Toyota Corolla não poderia ficar fora dessa lista. O modelo detém há anos o título de mais vendido da categoria e dispõe de uma vasta gama de opções no mercado de usados. Some a isso atributos como manutenção descomplicada, relativamente barata e peças fáceis de encontrar.
Unidades ano 2014 da versão GLi oferecem pacote com ar-condicionado, direção hidráulica, airbags, freios ABS, banco do motorista com ajuste de altura, pacote elétrico, sistema de som e outros. O entre-eixos de 2,60 metros garante bom espaço interno e conforto para todos os passageiros. No porta-malas, é possível levar até 470 litros. Sob o capô, o motor 1.8 VVTi entrega até 144 cv e 18,6 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de quatro marchas.
Eterno arquirrival do Corolla, o Honda Civic também é indicação certa para quem busca um bom sedã médio usado. Exemplares ano 2013 podem ser facilmente encontrados nas lojas e têm preço na casa dos R$ 65 mil. Em termos de espaço, destaque para os 2,66 metros de entre-eixos e o porta-malas capaz de acomodar 449 litros. Um diferencial importante diante da concorrência é o assoalho traseiro plano, que garante conforto extra para as pernas dos passageiros.
Na lista de equipamentos, a versão LXS oferece ar-condicionado, pacote elétrico, direção assistida, rádio, computador de bordo, volante com ajuste, velocímetro digital, apoio de braço para o motorista, airbags frontais e freios ABS. Na mecânica, o motor 1.8 flex entrega até 140 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, entregando consumo de até 13,5 km/l na estrada com gasolina.
Outro japonês na lista, o Nissan Sentra também é referência em espaço e conforto dentro da categoria. Unidades 2017, já com a reestilização aplicada na época, entregam conjunto mecânico confiável e generosos 2,70 metros de distância entre-eixos. No porta-malas, é possível acomodar até 507 litros.
O motor 2.0 de 140 cv, usado no Sentra até na geração atual, garante desempenho satisfatório e vem sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT. Na lista de equipamentos, destaque para computador de bordo, direção assistida, ar-condicionado, pacote elétricos, airbags, freios ABS, cintos de três pontos para todos os ocupantes, chave presencial, rodas de liga leve e outros.
Representante da Volkswagen na categoria, o Jetta também tem posição de destaque quando o assunto é espaço. Com 4,64 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o modelo acomoda bem os cinco passageiros e leva 510 litros de bagagem no porta-malas. Unidades 2014 podem ser encontradas na faixa de R$ 65 mil e vinham importadas do México, assim como acontece com a atual geração vendidas apenas na versão GLI.
O motor 2.0 aspirado não é dos mais modernos (já foi usado no passado em diversos outros carros da marca), mas é confiável e entrega até 120 cv e 18,4 kgfm de torque com etanol. O câmbio é sempre automático Tiptronic de seis marchas. Na lista de equipamentos, há airbags frontais e laterais, Isofix, sensor de estacionamento, direção assistida, faróis com regulagem de altura, pacote elétrico e outros.
Sucessor do Mégane no mercado de sedãs médios, o Renault Fluence é outra opção espaçosa na categoria. Unidades 2017, já reestilizadas, entregam bons 2,70 metros de entre-eixos e acomodam até 530 litros de bagagem no porta-malas (a maior capacidade entre os modelos listados). A versão Privilège era a mais completa da linha, oferecendo rodas de 17 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis de xenônio e ar-condicionado de duas zonas.
A lista segue com saída de ventilação para o banco traseiro, controle de tração, câmera de ré, sistema de entretenimento, pacote elétrico, chave presencial, porta-luvas climatizado, entre outros. Sob o capô, o motor 2.0 flex entrega 143 cv de potência e 20,3 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio automático do tipo CVT.
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Fonte: direitonews