Que a gasolina está com preço acima dos R$ 5,70 faz tempo, não é mais novidade para ninguém. E abastecer com etanol vale a pena em poucos estados. Para ajudar nessa missão de quem procura um carro usado para economizar com combustível, Autoesporte seleciona cinco boas opções com preço até R$ 50 mil. Caso você queira mais espaço, também fizemos uma lista de usados com sete lugares.
Todos o carros selecionados nesta lista estão com preços médios da tabela Fipe. Confira:
Abrindo a lista está o Fiat Palio, ou o carro mais barato do Brasil há 10 anos. Na época, custava R$ 24.190, e hoje é encontrado no mercado de usados na faixa dos R$ 30 mil. Em 1º de janeiro de 2014 entrou em vigor as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige por lei a obrigatoriedade de airbag duplo frontal (um para o motorista e outro para o passageiro) e sistema de freios para qualquer carro que saia da linha de produção. Portanto, o modelo foi o carro mais em conta do país na época a sair de linha com esses itens.
Entre outros equipamentos de série, a versão de quatro portas é bem simples, com destaque para direção hidráulica, banco traseiro rebatível e rádio. O motor é o 1.0 flex de 75 cv e 9,9 kgfm, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. Autoesporte testou esse carro na época. O consumo, segundo a Fiat, é de 8,8 km/l ne cidade de 10,3 km/l na rodovia, quando abastecido com etanol, e os respectivos números com gasolina vão para 12,3 km/l e 15 km/l.
Se você está precisando de um pouco mais de espaço, mas não quer deixar o consumo de lado, o Renault Logan é uma boa opção. São 2,65 m de entre-eixos e ótimos 510 litros de capacidade no porta-malas. Já no que diz respeito aos equipamentos de série, a lista traz como destaque: ar-condicionado, ar quente, ajuste de altura do cinto de segurança, direção elétrica e comandos elétricos dos vidros na dianteira.
O motor é o 1.0 de até 82 cv e 10,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. O consumo com etanol é de 9,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na rodovia; número que sobe para 14 km/l e 14,9 km/l, respectivamente, com gasolina no tanque.
O icônico Ford Ka foi vendido por 24 anos no Brasil (1997 a 2021). E justamente a terceira geração (e última) do hatch entra na nossa lista de boas opções. Com motor 1.0 flex de até 85 cv e 10,7 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas, economia é uma das grandes virtudes do modelo. Na cidade, sua média é de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina, já no ciclo rodoviário, os índices vão para 10,4 km/l e 15,1 km/l, respectivamente.
Na lista de equipamentos de série, os destaques são: direção elétrica com volante multifuncional, ar-condicionado, rádio com Bluetooth, cinto de segurança com ajuste de altura, vidros traseiros com acionamento elétrico e Isofix para fixação de cadeirinha infantil.
O Gol é um carro que sempre aparece nas listas de boas opções de usados — inclusive, em várias faixas de preço. Mas dessa vez vamos recomendar o Fox na versão Comfortline. O hatch tem motor 1.0 de até 82 cv e 10,4 kgfm, com câmbio manual de cinco velocidades. O consumo médio com etanol é de 8,9 km/l na cidade e 9,5 km/l na rodovia, mas os números são bem superiores com gasolina: sobe para 12,3 km/l e 13,5 km/l, respectivamente.
Outra vantagem aqui é a lista de equipamento de série, com destaque para direção elétrica, ar-condicionado, ar quente, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de profundidade, rádio com Bluetooth, vidros traseiros com acionamento elétrico e faróis de neblina.
Aqui vai uma sugestão que está no limite do valor recomendado, mas é uma opção com mais requinte. Para muitos, essa é a geração mais bonita do sedã, que deu lugar a seguinte (nona) justamente em 2011. De série, o carro traz airbags frontais e freios ABS — itens que passaram e ser obrigatórios apenas em 2014 —, alarme, faróis de neblina, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura, retrovisores com ajustes elétricos, apoio de braço central e rodas de liga leve de 16 polegadas.
O motor é o 1.8 flex de até 140 cv e 17,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas e suas médias de consumo são as seguintes: com etanol faz 7,1 km/l (cidade) e 10,1 km/l (rodovia), já com gasolina vai para 10,3 km/l (cidade) e 13,8 km/l (rodovia).
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Fonte: direitonews