Veja 5 boas opções de carros usados com isenção de IPVA


Atualmente, há uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados que determina a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros com 20 anos ou mais de produção em todo o Brasil. Entretanto, enquanto a lei não é aprovada, as regras variam de acordo com o estado.

Cabe lembrar que a medida pode beneficiar cerca de 6,7 milhões de veículos. Estados que preveem um prazo menor que 20 anos, no entanto, não serão afetados. Ou seja, caso efetivada, a regulamentação caberá apenas para cinco unidades. São elas: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins. Veja na tabela abaixo:

A margem de isenção por tempo de produção pode ir de dez a 30 anos nos estados brasileiros. Entretanto, em São Paulo, assim como Acre, Paraná e Rio Grande do Sul, a lei determina a isenção a partir de 20 anos. Por isso, Autoesporte separou uma lista de cinco carros interessantes que entram nesse período e estão isentos do IPVA já a partir de 2024. Confira!

O Fiesta saiu de linha no Brasil em 2019, quando a Ford fechou sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). É um carro bastante versátil e entrega bons números de consumo, com médias de 11,5 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Uma das opções é o motor 1.6 a gasolina de 98 cv de potência e torque máximo de 14,4 kgfm, atrelado a um câmbio manual de cinco marchas.

Em relação aos concorrentes, principalmente de Fiat e Volkswagen, oferece um acabamento interno superior. Não há itens de conforto como ar-condicionado, por exemplo, mas é um carro elogiado pela boa suspensão e manutenção baixa. É possível achar o modelo na versão Class 2004, por exemplo, na faixa de R$ 15 mil.

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Em 2003, o Chevrolet Celta recebeu algumas mudanças e adotou o motor 1.4 Família I de 85 cv de potência e 8,5 kgfm de torque. Fazia boas médias de consumo, embora não seja o melhor da lista. São 8,4 km/l no urbano e 14 km/l no ciclo rodoviário. O modelo é facilmente achado na versão Super Energy, com preço entre R$ 16 e R$ 18 mil.

O hatch da Chevrolet é conhecido por uma manutenção em conta e bom desempenho. Tem quatro portas e um design que agrada, mas a questão das versões mais antigas do Celta é o acabamento inferior na cabine, com a presença de muito plástico rígido e peças desalinhadas.

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O Polo foi um dos lançamentos mais importantes do Brasil no início do século. O hatch rende bons números até hoje, sendo o carro novo mais vendido do país. Lembrando que o hatch substituiu o Gol, que saiu de linha após 40 anos de mercado, como carro de entrada da Volkswagen.

Nos anos 2000, o Polo tinha opções de motor 1.0 e 1.6 aspirados, mas há também o 2.0 de 116 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. Este equipa a versão Mi, de 2004, disponível por cerca de R$ 20 mil. Na Tabela Fipe, o preço cravado é de R$ 19.944. Por muito tempo, aliás, o 2.0 de 116 cv, foi a opção mais forte no nosso mercado.

Entre as características dos primeiros Polo estão o bom acabamento interno e os faróis arredondados. Há também versões com ar-condicionado, travas elétricas e até ajuste da coluna de direção.

O Fiat Palio Fire é maior que um Uno de primeira geração, por exemplo. Isso quer dizer que terá mais espaço interno até para os passageiros traseiros. Na versão ELX, o modelo traz o motor 1.0 Fire de 65 cv de potência e 9,1 kgfm de torque, sempre atrelado ao câmbio manual de cinco marchas. Em termos de consumo, são 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.

Em 2004, o Palio passou por uma reestilização que adicionou itens como o painel de instrumentos com velocímetro, lanternas arredondadas e para-choques com novo acabamento. Há muitas opções disponíveis com preços a partir de R$ 10 mil, mas há versões interessantes – e que podem ser boas escolhas para quem busca um carro barato – entre R$ 15 e R$ 16 mil.

Esse pode fazer muita gente torcer o nariz, mas o C3 1.6 é um carro mais equipado que alguns rivais, com rádio, ar-condicionado e painel de instrumentos com uma tela digital no centro. Outro detalhe que chama muita atenção é o visual charmoso, com essa pegada mais arredondada.

O motor 1.6 EC5, de 110 cv e 9,5 kgfm, é um dos mais confiáveis do portfólio do hatch da Citroën – e só fica atrás do 2.0 do Polo nessa lista em termos de desempenho. Entretanto, é fato que o consumo é inferior ao dos rivais, mesmo não apresentando números ruins. Na cidade, o modelo faz 8 km/l, já na estrada são 13,5 km/l. A versão Exclusive é encontrada na faixa de R$ 13 mil.

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Fonte: direitonews

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