Veja 12 caminhonetes que serão lançadas nos próximos anos


Depois de um 2023 movimentado no segmento de picapes, os próximos anos também prometem ser quentes na categoria. Ao menos 12 novidades estão programadas para chegar ao Brasil. Algumas estão perto, como a Volkswagen Amarok reestilizada. Já a Mitsubishi L200 de nova geração chegará no começo de 2025.

Outros projetos estão um pouco mais distantes, como a Toyota intermediária baseada no Corolla, a Volkswagen Tarok e a Renault Niagara, sucessora da Oroch. Podemos esperar, também, reestilizações das grandalhonas Ford F-150 e Ram 1500, além de suas respectivas versões elétricas. Teremos, ainda, o avanço das chinesas GWM, com a Poer, e BYD, com a Shark — ambas híbridas —, e da Jac, com a Hunter, elétrica ou diesel.

A nova Mitsubishi L200 já roda em testes no Brasil e deve ser lançada no começo de 2025. Será produzida em Catalão (GO). Com nova plataforma e visual quadradão, a L200 estreia também um painel completamente remodelado, com direito a quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuante. O motor 2.4 turbodiesel será atualizado para 214 cv de potência e 48 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. A capacidade de carga deve subir para 1.060 kg.

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O segmento de picapes intermediárias monobloco terá uma novidade da Renault: a Niagara, substituta da Oroch. Apresentada ainda como conceito, com motorização híbrida e tração nas quatro rodas, ela será produzida na Argentina a partir de 2026. O design é bem diferente da Oroch atual, com porte mais próximo ao da Fiat Toro, o que pode indicar uma convivência entre ambas na gama da marca. A plataforma é a do Duster de terceira geração, que também gerará um SUV cupê médio e outro de sete lugares no mercado brasileiro.

A Ford F-150 mal chegou ao Brasil e já foi reestilizada nos Estados Unidos. Assim, é questão de tempo para vermos a versão remodelada por aqui, uma vez que a picape vem importada de lá. O estilo ficará um pouco mais futurista. Paralelamente ao facelift, poderemos ter a versão elétrica Lightning, com 588 cv de potência e torque insano de 107,2 kgfm. A autonomia declarada pela Ford nos EUA é de 386 km.

Outra grandona com visual já renovado no exterior é a Ram 1500, que, além disso, deu adeus aos motores V8. No lugar, adotou um 3.0 seis-cilindros da família Hurricane (a mesma da Rampage feita no Brasil), mais eficiente. Turbo, esse novo motor tem 420 cv de potência em sua versão inicial e 540 cv na opção mais potente. Ou seja, não importa a configuração, a potência é maior que a do atual V8 de 400 cv. Assim como a rival Ford F-150, a nova 1500 pode chegar acompanhada da versão elétrica Revolution.

Importada da China, a BYD Shark — nome mais provável para batizá-la — chega entre este ano e 2025 e será híbrida flex plug-in, com recarga externa. O conjunto com motor 1.5 turbo somado a outros dois elétricos, um dianteiro e um traseiro, gera quase 500 cv combinados e tem tração 4×4. As patentes da caminhonete sugerem um visual inspirado na Ford F-150.

Prometida para este ano, a GWM Poer atrasou e deve ficar para 2025, com produção local em Iracemápolis (SP). Criticada em clínicas, a picape híbrida plug-in passará por atualização profunda antes do lançamento, com motor 2.0 turbo híbrido flex de 408 cv e tração 4×4.

A JAC vai abrir uma brecha em sua linha 100% elétrica para trazer a picape Hunter. Atualização da iEV-330P, elétrica, terá uma configuração 2.0 turbo de 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque com tração 4×4. A versão elétrica também virá, com 204 cv e 30,1 kgfm, além de tração 4×2 traseira. A capacidade da bateria vai subir dos atuais 65,3 kWh para 77 kWh, melhorando a autonomia.

Faz parte do investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil o projeto de uma picape monobloco para concorrer com Fiat Toro, Ram Rampage e a futura Volkswagen Tarok. Usando a plataforma TNGA-C de Corolla e Corolla Cross, o utilitário deve fazer a estreia da motorização híbrida plug-in flex que a marca desenvolve no Brasil. Entretanto, sua produção em Sorocaba (SP) deve começar somente entre 2026 e 2027. O conceito elétrico EPU, apresentado recentemente, que ilustra este tópico, servirá apenas de inspiração visual para um modelo que ainda não tem cara nem nome.

Dentro do novo pacote de investimentos de R$ 9 bilhões da Volkswagen está a produção de uma picape intermediária em São José dos Pinhais (PR). O nome Tarok, usado no protótipo de 2018, deve ser aproveitado, mas a plataforma será simplificada para a MQB A0 do T-Cross. Com porte próximo ao de Chevrolet Montana e Renault Oroch, terá o motor 1.5 TSI Evo2, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio DSG de dupla embreagem.

Em sua segunda geração em outros mercados, a Volkswagen Amarok será reestilizada na América do Sul. A picape fabricada na Argentina terá a frente inspirada na Saveiro a partir do segundo trimestre deste ano. A motorização deve seguir com o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm. Voltar a ter a opção 2.0 TDi de quatro cilindros em configurações mais baratas é uma alternativa ainda viável.

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Fonte: direitonews

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