Veja 10 carros que já saíram de linha em 2024


Enquanto muitos novos carros chegam ao mercado brasileiro, outros precisam sair. Seja para dar lugar a um modelo mais moderno ou simplesmente por já não vender como a fabricante esperava, alguns carros deixam de ser oferecidos.

Ao longo de 2024, pelo menos dez modelos se despediram das lojas de 0 km. E nem dá para culpar as novas tecnologias. Afinal, quatro deles eram elétricos e um híbrido. Há também sedã e hatch médios, categorias praticamente extinta, e sedã grande, de baixo volume. Confira a lista:

Após promoções, a Chevrolet esgotou os estoques do Cruze em suas versões hatch e sedã e o modelo saiu definitivamente de linha. Ele já nem aparece mais no site da montadora.

Em agosto, apenas um Cruze sedã foi emplacado. Em julho, 31 exemplares foram registrados, sendo 27 da carroceria sedã e quatro hatches. A melhor marca recente foi em junho, com 12 Sport6 e 40 Cruze sedãs emplacados.

Quando chegou ao Brasil, a Chevrolet já havia dito que o lote de Bolt EUV era limitado em 200 unidades e quase todas foram vendidas, mas o SUV elétrico ainda consta no site da empresa. O preço pedido é de R$ 279.990 com bônus de R$ 50 mil na troca de um usado.

Já o hatch Bolt EV também consta no site da Chevrolet, mas não foram encontradas unidades à venda. Em todo caso, os dois carros já pararam de ser fabricados e serão substituídos por novos SUVs elétricos: Equinox EV e Blazer EV.

O Blazer EV já foi revelado no Brasil e chegará às lojas efetivamente em setembro, por cerca de R$ 450 mil. Já o Equinox EV chegará ao mercado um pouco depois, provavelmente até o começo de outubro, custando cerca de R$ 300 mil e com direito a uma versão irmã apenas a combustão de cerca de R$ 250 mil.

O icônico Chevrolet Camaro parou de ser fabricado no mundo todo. No Brasil, ganhou uma série especial de despedida chamada Collection. Ainda há algumas unidades à venda por R$ 532.340. Nesta edição, muscle seguiu sendo vendido com o conhecido motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas.

Com a Hyundai assumindo a operação de importações aqui no Brasil, que estava nas mãos da Caoa, algumas mudanças na linha foram feitas e o híbrido Ioniq parou de ser importado, apesar de ainda constar no site da Caoa, antiga importadora.

Para o lugar do híbrido, a marca prepara planos para lançar até o começo de outubro o Ioniq 5, um hatch elétrico com uma proposta mais esportiva. Antes disso, o primeiro lançamento dessa nova fase da marca foi o SUV Palisade.

Desde que a nona geração do Toyota Camry foi lançada nos Estados Unidos no ano passado, a oitava que vinha para cá continuou a ser vendida até que o estoque acabasse, o que aconteceu neste ano. Ele vinha com motor 2.5 aspirado a gasolina e motores elétricos auxiliares que rendiam 211 cv. Ainda não há previsão da nova geração ser importada.

Já tem alguns meses que a nova picape da JAC já está nas lojas, a Hunter, mas sem começar a ser vendida. Enquanto não é anunciada, a antiga caminhonete elétrica da marca, chamada de iEV-330P, sai de cena à espera da substituta mais moderna que terá versões a diesel e elétrica.

O modelo com motor de 204 cv alimentado por bateria de 65,3 kWh, garante autonomia de 226 km, de acordo com o Inmetro. A caminhonete ainda consta no site da montadora por R$ 389.900.

Lançado em junho de 2022, o Caoa Chery iCar nunca foi um sucesso de vendas apesar de estar sempre figurando entre os elétricos mais baratos do país. Neste ano, nenhuma unidade foi importada para o Brasil, mas ainda há algumas em estoque.

Todas as unidades vendidas atualmente foram importadas em 2023 e estão emplacadas. Na maioria das lojas o elétrico já esgotou. As unidades que sobraram são faturadas em “queima de estoque”. Quando se esgotarem, não há nenhuma sinalização por parte do grupo Caoa de que haja reposição.

Primeiro elétrico a ser vendido para o consumidor comum no Brasil, o Nissan Leaf já parou de ser fabricado no exterior. As unidades restantes no Brasil não estão sendo vendidas diretamente, mas sim alugadas através do programa Nissan Move. No plano mais longo, de 48 meses, e com franquia mensal de 500 km, a locação sai por R$ 7.889.

O Leaf era oferecido regularmente no site da Nissan até fevereiro. O preço, porém, já indicava que o hatch médio era pouco competitivo no crescente mercado de carros elétricos. Por R$ 298.490, custava quase R$ 70 mila a mais do que um BYD Yuan Plus, um SUV maior, mais potente e com autonomia superior.

O veterano Renault Stepway teve o fim de sua versão 1.6 anunciado pelo presidente da marca no Brasil, Ricardo Gondo, durante o podcast CBN Autoesporte. Mas foi só no mês passado que a opção deixou de ser oferecida no site da Renault, deixando apenas a 1.0 disponível por R$ 86.990.

Um dos motivos da saída é que o carro já custava mais caro que a versão de entrada do Kardian. Enquanto o novo SUV era oferecido a partir de R$ 112.790 na versão de entrada Evolution, o Stepway Iconic 1.6 CVT custava R$ 117.690 em abril.

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Fonte: direitonews

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