Você sabia que a forma com que nos alimentamos tem consequências na inflamação do organismo? Existe uma série de alimentos que estão associados ao aumento desse processo quando consumidos em excesso, sendo chamados de inflamatórios.
De acordo com estudo da Unifesp, a inflamação nada mais é que “uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual”. No entanto, quando acontece constantemente, ela pode comprometer órgãos e sistemas.
Pensando nas consequências de uma dieta desbalanceada no nosso corpo, fica claro como é importante avaliar a alimentação do seu dia a dia e fazer escolhas inteligentes. Isso não quer dizer que você precisa cortar todos os alimentos inflamatórios da sua alimentação, apenas tente não exagerar.
Por isso, a nutricionista Sabrina Theil selecionou alguns dos alimentos responsáveis por causar inflamação no organismo e outros que ajudam a desinflamar.
1. Glúten
Alimentos ricos em glúten são responsáveis por causar inflamações ao corpo. Tudo o que contém trigo, centeio, cevada e aveia entra nessa lista.
2. Açúcar
Uma pesquisa realizada em camundongos feita pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e publicada na revista Scientific Report, apontou que uma dieta rica em açúcar leva ao aumento da inflamação celular, além de causar obesidade.
3. Carboidratos refinados
Entre os alimentos inflamatórios, também estão os carboidratos refinados, como pães, biscoitos, batatas fritas, cereais açucarados e até mesmo o arroz branco.
4. Laticínios
Os laticínios também são associados à inflamação do corpo. Assim, o leite e seus derivados, incluindo manteiga, queijo, iogurte, coalhada e requeijão, por exemplo, entram na lista.
5. Carne vermelha e embutidos
Uma dieta com excesso em carne também não é indicada pelos nutricionistas. Isso porque alimentos como a própria carne vermelha, além de bacon, carne seca, pepperoni, salame, salsicha e algumas carnes embaladas, como o charque, podem inflamar o nosso organismo.
Confira o resto da lista no portal Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.