Nesta semana, foi divulgado o levantamento de dados realizado pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) em que mostra quais são as melhores cidades do país para empreender e construir o próprio império.
A pesquisa é feita anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e possui como objetivo avaliar as 101 cidades mais povoadas do país. Todo ano, o ICE conta com a avaliação de inúmeros princípios, como:
- Capital humano;
- Cultura empreendedora;
- Inovação;
- Acesso à capital;
- Mercado;
- Infraestrutura;
- Ambiente regulatório.
O empreendedorismo acabou ganhando maior destaque no ano de 2023, visto que diversas pessoas acordaram para a possibilidade após a pandemia de Covid-19. Um dos fatores principais também acabou recebendo foco, que foi o capital humano.
As melhores cidades para investir no próprio negócio
Foram analisados dois fatores para chegar as devidas conclusões: a realidade de mão de obra dos profissionais e a qualidade dos mesmos no atual mercado. Conforme a pesquisa, Florianópolis conquistou uma ótima posição no ranking. Em seguida, foram essas:
- Vitória (Espírito Santo);
- Santa Maria (Rio Grande do Sul);
- Porto Alegre (Rio Grande do Sul);
- Bauru (São Paulo);
- Vila Velha (Espírito Santo);
- Limeira (São Paulo);
- Niterói (Rio de Janeiro);
- Teresina (Piauí);
- Santo André (São Paulo).
Capital humano ganha destaque na pesquisa
Apesar da conquista de Florianópolis, São Paulo sai na frente e lidera a lista de melhores cidades para empreender e construir o próprio negócio. Mas devido ao custo alto dos salários dos dirigentes, ficou em 52° lugar em relação ao capital humano, ou seja, a qualidade da mão de obra dos operários.
Luciano Rossini, consultor que participou da pesquisa, diz: “Um dos grandes avanços que a análise econômica passou nas últimas décadas foi o reconhecimento da importância do capital humano para o desenvolvimento econômico.”
Já Florianópolis está entre as dez melhores cidades voltadas para o capital humano. Outras localizações também obtiveram uma boa posição no ranking no quesito criação de novos negócios. Sendo assim, os dados apontam que as melhores para isso são:
- São Paulo (São Paulo);
- Florianópolis (Santa Catarina);
- Joinville (Santa Catarina);
- Brasília (Brasília);
- Niterói; (Rio de Janeiro);
- Boa Vista; (Roraima);
- Curitiba; (Paraná);
- Rio de Janeiro (Rio de Janeiro);
- Macapá; (Amapá);
- Goiânia; (Goiás).
Após o avanço diário da internet, muitas pessoas viram que existe a possibilidade de empreender no digital e até mesmo fora dele. No entanto, as redes sociais são uma ótima forma de alavancar a carreira e divulgar o próprio trabalho.
Fonte: capitalist