V Jornada de Saúde mental inicia dia 19


Com o objetivo de propiciar um espaço para reflexão, proposições e compartilhamentos de saberes sobre a saúde mental do trabalhador, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realiza, na próxima quarta-feira (19), a V Jornada de Saúde Mental da UFMT, no foyer do Teatro Universitário. 

De acordo com a Coordenadora de Assistência à Saúde do Servidor (Cass), Priscilla Baleroni Cajal, a proposta do evento é compreender as causas de adoecimento e propor ações preventivas de promoção à saúde do servidor. As inscrições para a V Jornada de Saúde Mental já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário virtual.

“A Jornada de Saúde Mental nasceu a 5 anos, pela necessidade de criação de um espaço para discussão/reflexão e conhecimento de temas relacionados à saúde mental, ao adoecimento psíquico e à qualidade de vida. Pensando nisso e analisando dados epidemiológicos referentes à saúde dos servidores, elencamos este ano, temas que pudessem abordar os assuntos mais latentes em nossa comunidade”, pontuou.

A programação contará com palestras, oficinas e sessão de cinema, neste ano com foco nos temas de Saúde Mental da Mulher, Teoria do Apego, Saúde Mental no Contexto do Trabalho e Desafios da Inclusão. A proposta do evento é discutir o adoecimento e a saúde mental do trabalho envolvendo diferentes abordagens da área da saúde. 

Com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Priscila aponta que, assim como a saúde física, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção da vida. “Desta forma, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais, para que tenha o ajuste necessário para lidar com emoções positivas e negativas e investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais essenciais para um convívio mais saudável”, concluiu.

Confira a programação completa:

8h – Abertura

8:30h – Palestra 1: “Teoria do Apego – O ser humano em uma eterna busca por segurança, conforto e prazer” (William Alessio, Psicólogo Clínico)

14h – Palestra 2 “Desafios da Inclusão dos Neuroatípicos” (Tulio Adriano Alves Gontijo, do NAI; Lisiane Pereira de Jesus, da PRAE; e Viviane Behenck Minos, Neuropsicóloga Clínica)

14h – Sessão Especial Belo Belo, filme “Geração Prozac” (Cineclube Coxiponés – Centro Cultural da UFMT)

15:45h – Palestra 3 “Saúde Mental da Mulher” (Maria Fernnanda Costa Marques Carvalho, Médica Psiquiatra)

Fonte: ufmt

Anteriores PET promove “Arte na Veia” para expressões artísticas
Próxima Bactérias de áreas degradadas podem ser usadas na saúde