Urgência e Emergência passam a funcionar no Hospital Municipal São João Batista


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento de urgência e emergência passou a ser realizado exclusivamente no Hospital Municipal São João Batista. O serviço iniciou no novo local, na quarta-feira, (05.11).

De acordo com estudos feitos por equipes da Secretaria de Saúde a transferência do atendimento irá resultar em mais agilidade, segurança e conforto aos pacientes, oferecendo suporte completo com o centro cirúrgico e os leitos de observação do Hospital Municipal. A nova estrutura de Urgência e Emergência está localizada na Avenida Municipal Doutor Marzavão de Siqueira, no Centro Histórico de Diamantino.

O prefeito Chico Mendes destacou os benefícios da mudança de local para a saúde da população em geral.

“Com essa reorganização, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido e seguro para todos os pacientes, garantindo conforto e eficiência no serviço público de saúde.”

De acordo com a secretária de Saúde, Adélia Maria, o antigo prédio do Pronto Atendimento passou a ser o Centro Integrado de Saúde (CIS), concentrando equipes de atenção domiciliar e as especialidades médicas. Sendo futuramente um polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte de Mato Grosso.

“Com essa reestruturação, buscamos otimizar os serviços e oferecer um atendimento mais integrado à população. A ideia é que o Centro Integrado de Saúde concentre, em um só espaço, diversas áreas da assistência em saúde.”

Quando procurar a urgência e emergência?

O serviço de urgência e emergência deve ser procurado em situações que ofereçam risco imediato à vida ou que necessitem de atendimento rápido, como:

  • Dificuldade para respirar

  • Desmaios ou perda de consciência

  • Acidentes e traumas

  • Dor intensa no peito ou suspeita de infarto

  • Convulsões

  • Hemorragias

  • Reações alérgicas graves

  • Pressão muito alta com sintomas

  • Febre alta persistente em crianças ou idosos

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Volta da China ao mercado dos EUA afeta soja brasileira
Próxima Alexandre de Moraes cita risco de fuga e mantém prisão de Braga Netto