Único arroz brasileiro a contar com Denominação de Origem será destaque no Connection Terroirs do Brasil


Os principais terroirs brasileiros com Denominação de Origem (DO), uma modalidade de Indicação Geográfica (IG) do alimento que apresenta características exclusivas de sabor e consistência em decorrência do seu local de origem, serão protagonistas do Connection Terroirs do Brasil, que acontece de 28 a 31 de agosto, em Gramado, na Serra gaúcha.

Entre algumas iguarias como o filé da Região de Alagoas, o cacau de Rondônia, a cachaça da Região de Salinas em Minas Gerais, o mel do Pantanal, um alimento em especial chama atenção: o arroz do Rio Grande do Sul, mais precisamente do Litoral Norte gaúcho, um alimento com presença marcante na mesa de todos os brasileiros. Mas não se trata de qualquer arroz, o Palmares Gold D.O.– Especial Gourmet – é o primeiro e único do país a contar com o selo D.O. Para receber essa distinção, foi necessário demonstrar que o produto oferecia características únicas, e que não poderiam ser encontradas em nenhum outro lugar.

Cultivado pelos orizicultores da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho (Aproarroz) e industrializado e distribuído pela Cooperativa Arrozeira Palmares, a principal peculiaridade do arroz gaúcho é a maior porcentagem de grãos inteiros, maior translucidez e cor branca mais intensa do grão.

“Isso é possível pela influência dos ventos, da temperatura e da umidade que predominam na região. O vento constante e a quantidade de água na região, pela proximidade com a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, proporcionam clima e temperaturas estáveis, ideais para o cultivo do arroz”, ressalta Virgilio Ruschel Braz, presidente da Aproarroz.

Mas é no prato que se pode identificar a diferença do arroz do litoral norte gaúcho em relação a outros produtos. Todo sabor do arroz Palmares D.O. poderá ser degustado em Gramado, no Cozinha Show, que acontece na Arena Gastronômica do evento, onde os chefes vão preparar pratos especiais. 

A ideia dos organizadores é promover ainda mais a conexão entre quem produz e consome. E essa relação muitas vezes passa pela cozinha, como destaca o chef, agricultor e pesquisador Rodrigo Bellora. “Nós, chefs, precisamos nos conectar profundamente com os ingredientes e com as pessoas que os produzem. Recentemente, tive a oportunidade de visitar a Cooperativa Palmares através do meu projeto ‘Cozinha Na Natureza’ e foi uma experiência reveladora cozinhar com o Arroz Palmares”. Bellora ressalta que o diferencial também pode ser percebido na panela. “A cocção uniforme, a textura delicada e o sabor rico são destaque.  Sem dúvida, a dedicação dos produtores e o terroir da região fazem toda a diferença. A região e a cultura são simplesmente fascinantes”, completa. 

Brasil tem 114 Indicações Geográficas (IG)

Apesar do seu potencial, o Brasil tem apenas 114 produtos certificados com IG. A Itália, com uma área 28 vezes inferior, possui 892 produtos com selo de origem. Com o selo de D.O. desde 2010 oficialmente reconhecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o arroz produzido no litoral Norte do RS vem conquistando o paladar de muitos brasileiros em vários estados do país, como destaca o presidente da Aproarroz.

“O reconhecimento da qualidade e dos diferenciais do arroz Palmares Gold produzido no litoral Norte gaúcho foram uma importante conquista para todos os elos envolvidos na cadeia de produção desse alimento. E ter esse reconhecimento dos chefs e do consumidor é mais uma certificação de que se trata de um produto diferenciado”, ressalta Virgilio Ruschel Braz.

A 7ª edição do Connection Terroirs do Brasil deve reunir cerca de 1.200 participantes e 20 horas de conteúdo onde serão debatidos os caminhos para o desenvolvimento econômico, turístico e comercial de produtos de origem nacional. Para receber os visitantes do Connection Terroirs do Brasil, a Cooperativa Arrozeira Palmares vai contar com um estande localizado na Rua Coberta.

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Lula deu aval para fim do saque-aniversário do FGTS, diz ministro do Trabalho
Próxima Tempestades com granizo e ventos fortes ameaçam quatro estados brasileiros