UNICA lança campanha para estimular consumo de etanol e acelerar transição energética no Brasil


A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) coloca no ar nesta quinta-feira (18) uma campanha publicitária para esclarecer dúvidas dos consumidores e incentivar os motoristas a abastecerem seus veículos com etanol.

Com um toque de humor e bastante didática, a campanha será veiculada em rádio e TV e também usará influenciadores nas redes sociais. Com o bordão “Vai de Etanol”, serão veiculados 10 vídeos e quatro spots de rádio, nos principais centros de consumo de etanol do Brasil.

“A iniciativa ocorre em decorrência da necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa,” explica Evandro Gussi, presidente da UNICA. Em 2023, o planeta entrou em ebulição com mais da metade dos dias com temperatura acima do limiar para a ocorrência de eventos extremos climáticos, como mostra relatório do Programa Copernicus, da agência espacial europeia.

Nesse sentido, o etanol surge como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para a solução do problema, acelerando a transição energética no país. Entre o lançamento dos motores flex – março de 2003 – e o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

O momento não poderia ser mais apropriado. Ao longo de todo ano de 2023, o biocombustível foi tema central de alguns dos principais fóruns econômicos e ambientais do mundo.

Em setembro, durante a reunião de cúpula do G-20, em Nova Déli, Brasil, Índia, Estados Unidos e outros 19 países e 12 organizações internacionais, lançaram a Aliança Global para os Biocombustíveis. O projeto tem o objetivo de fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo, tendo o Brasil como uma das referências em tecnologia e boas práticas.

Durante a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, nos Emirados Árabes, o texto final do acordo menciona a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e abre uma grande oportunidade para os biocombustíveis.

A campanha

Os roteiros da TV foram pensados para englobar os mais diversos públicos. Desde motoristas de táxi e aplicativos, idosos, mulheres executivas, aficionados por carros e até mesmo os frentistas dos postos, a ideia é retratar, com bom humor, um pouco do que acontece no dia a dia das pessoas, abordando as dúvidas e receios, para trazer a mensagem atualizada do setor.

Os quatro spots de rádio seguem a mesma dinâmica, sempre com o ator apresentando as vantagens do etanol. Ao final de cada entrada, uma assinatura sonora marcará a campanha.

“Também teremos um site exclusivo da campanha, o vaideetanol.com.br. Além de reunir todos os vídeos e spots de rádio, decidimos incluir uma série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol e até um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristas”, afirma Patrícia Audi, diretora-executiva da UNICA.

A campanha terá desdobramentos nas redes sociais. Cerca de 20 influenciadores abordarão com seus públicos as mensagens da campanha. Foram selecionados influenciadores que falam sobre meio ambiente, automóveis e motoristas de aplicativos que abordam suas experiências diárias nas redes sociais.

A campanha foi criada e executada pela agência paulista Jotacom. Segundo o vice-presidente de criação, Fábio Mello, o conceito do trabalho mostra para o consumidor que o etanol é bom para ele, para o carro, para o país e para o planeta.

“Vamos derrubar alguns mitos que ainda existem, como o que o etanol prejudica o motor, que polui mais, que é ruim no inverno, entre tantos outros. Ao final, perguntamos: e aí, vai de etanol?”, afirma Mello.

Redes sociais

A campanha terá desdobramentos nas redes sociais. Dezessete influenciadores abordarão junto a seus públicos as mensagens da campanha. Foram selecionados comunicadores que falam sobre meio ambiente, automóveis e motoristas de aplicativos que abordam suas experiências diárias nas redes sociais.

“Atualmente, as redes sociais e os influenciadores exercem um papel fundamental na comunicação. Além de falar com a população em geral, usando a TV e o rádio, vamos abordar também públicos específicos por meio das redes sociais”, explica Patrícia.

Mentiras e verdades

“Pesquisas indicam que ainda existe desconhecimento sobre as vantagens do uso de etanol nos veículos. Além de esclarecer essas dúvidas, os filmes tratam das vantagens ambientais, sociais e econômicas que o biocombustível tem”, afirma o presidente da UNICA.

Ainda existem muitos mitos relacionados ao etanol e que a campanha irá abordar. Um recorrente está relacionado ao desmatamento. Já existem variedades de cana que permitem ganhos de produtividade até três vezes acima da média praticada atualmente.

A simples adoção das novas tecnologias permitiria um aumento da produção de cana, sem aumentar um hectare da área ocupada atualmente. Além disso, o próprio RenovaBio prevê o desmatamento zero para as usinas que queiram adotar o programa.

Possíveis prejuízos aos motores pelo uso do biocombustível também costumam aparecer entre os pontos de desconhecimento. Diferente do que muita gente pensa, o etanol mantém o motor dos veículos mais limpo do que a gasolina. No caso do biocombustível, o acúmulo de sujeira nos bicos injetores é menor.

Há ainda quem pense que seja necessário intercalar os combustíveis ou mesmo esperar que um acabe para poder usar o seguinte. O motor flex foi desenvolvido para trabalhar com ambos combustíveis, em qualquer nível. O veículo pode passar a vida inteira rodando somente com etanol, sem qualquer tipo de prejuízo aos componentes ou perdas de rendimento.

Existe ainda o mito do funcionamento prejudicado nos períodos de temperaturas mais baixas. Nos carros da década de 80, essa era uma realidade. Contudo, o carro consegue funcionar mesmo em condições mais frias, pois todo veículo flex ou movido a etanol tem um sistema de partida a frio, que aquece o etanol próximo ao bico injetor.

Luciano Rodrigues, Diretor de Inteligência Setorial ressaltou que, desde o lançamento dos veículos flex fuel, o consumo de etanol propiciou a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em mais de 660 milhões de toneladas de CO2eq¹, equivalente a plantar quase 5,0 bilhões de árvores² nativas durante 20 anos

Somente em 2023, o Brasil evitou a emissão de 41 milhões de toneladas de CO2eq¹ (290 milhões de árvores).

Grandes números

– São 338 unidades produtoras em atividade hoje no País.

– Valor bruto movimentado pela cadeia sucroenergética supera US$ 100
bilhões, com um PIB de aproximadamente US$ 40 bilhões

– 1ª fonte de energia renovável do País é a cana-de-açúcar, responsável por
15,4% da matriz nacional.

– Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 644 milhões de toneladas processadas na safra 23/24 (até 31/12).

– Brasil é o segundo maior produtor de etanol, com 31,4 bilhões de litros na
safra 2023/24.

– A produção de etanol de milho atingiu 4,61 bilhões de litros na safra 2023/2024
(até 31/12) – avanço de 41,65% na comparação com igual período anterior.

– Mais de 700 mil empregos formais gerados apenas pelo setor produtivo.

– Segundo estudo de Moraes, Bacchi e Caldarelli, a presença de usinas e área de cana-de-açúcar apresenta os seguintes impactos na economia local:

1. Aumento da área de cana-de-açúcar em 10% gera uma elevação imediata do PIB médio per capita de US$ 76.

2. A existência de uma planta de etanol no município eleva o PIB médio per capita no ano de instalação da usina em US$ 1.098, enquanto

3. O PIB médio per capita no ano nas 15 cidades mais próximas têm acréscimo médio de US$ 458.

– O número de produtores rurais de cana-de-açúcar independentes é de cerca de 70 mil fornecedores.

Fonte: noticiasagricolas

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